Prefeita de Santana recebe pesquisadores da Fiocruz para tratar do Projeto Água Atmosférica

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões recebeu em seu gabinete pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para uma apresentação do Projeto Água Atmosférica – Bebendo Água do Ar, que está em processo de instalação na Escola Antônio Rodrigues Damasceno, no Povoado Olho D’água do Amaro.

A reunião contou com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior, da secretária de Governo, Renilde Bulhões, da secretária de Saúde, Sibele Aroxellas, do secretário de Educação, Júnior Genuíno e do secretário de Meio Ambiente, Jorge Santana. Representando a Fiocruz participaram a coordenadora adjunta, Deborah Azevedo, e os pesquisadores Telma Abdalla, Jaime Antônio e Graziella Toledo.

Em todo o Brasil apenas 4 municípios foram contemplados com o projeto, entre eles Santana do Ipanema, o único alagoano.  O projeto tem como parceiros o INSA – Instituto Nacional do Semiárido, e a Fiocruz.

A empresa israelente Watergen doou 10 equipamento de geração de água atmosférica do governo federal para a realização de testes. Em uma união de esforços para o desenvolvimento de soluções hídricas, a empresa brasileira Wateair também disponibilizou um equipamento de geração de água atmosférica ao governo federal.

Três equipamentos estão sendo instalados na Escola Anônio Rodrigues Damasceno. Segundo explicou Deborah Azevedo, o ar entra na máquina, é condensado e passa por uma filtragem pra sair a água. Cada um tem capacidade de produzir 200 litros de água. O líquido precioso será utilizado para o consumo humano e produção de comidas.

Os pesquisadores da Fiocruz estão avaliando as instalações dos equipamentos neste primeito momento. O próximo passo será a visita do Insa para colocar as máquinas para operar.

Durante reunião, Christiane Bulhões colocou toda estrutura da Prefeitura a disposição da Fiocruz para executar os trabalhos e a expectativa é de muito em breve gerar água potável a partir da umidade do ar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo