Porto de Maceió prestigia Capitania dos Portos pelos 170 anos

No evento, houve o lançamento do selo comemorativo dos 170 anos

Na tarde desta sexta-feira (06), a Capitania dos Portos de Alagoas comemorou seus 170 anos de existência, completados na última terça-feira (03). O evento aconteceu na sede da capitania, localizada no bairro de Jaraguá, e foi prestigiado por diversas pessoas, entre militares e civis.

A solenidade foi marcada pela homenagem feita pelos Correios com lançamento do Selo Comemorativo de 170 anos da Capitana dos Portos. O comandante da  Capitania Capitão de Fragata Mário Márcio Cardoso Teixeira, destacou a importância da instituição, que desde 1847 contribui para o desenvolvimento do Estado de Alagoas.

O Comandante, Capitão Márcio Mário Teixeira, entre Eduardo Lima e Vitor Cansanção do Porto de Maceió.

A história

Criada pelo Decreto Imperial nº 539, em 03 de outubro de 1847, teve sua sede pioneira na Praça Lavenère Machado, onde hoje funciona o Sindicato dos Estivadores do Estado.

Posteriormente, a Capitania dos Portos foi transferida para a antiga Escola de Aprendizes-Marinheiros de Alagoas, onde atualmente se encontra o prédio do DETRAN-AL . Em 19 de novembro de 1955, esta Capitania, de tradição sesquicentenária, se instalou no histórico bairro de Jaraguá.

A Capitania tem o propósito de contribuir para orientação, a coordenação e o controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

video
play-rounded-fill

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo
Hide picture