Por que não tomar café depois do almoço ou jantar


O café é uma bebida muito amada pelos brasileiros: segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café, só no ano de 2018 o Brasil consumiu quase 24 milhões de sacas, sendo que cada uma delas pesa 60 quilos. É muito café, né? O café é ótimo para dar aquela acordada pela manhã, mas você sabia que não é uma boa ideia consumi-lo depois do almoço ou jantar? Veja a seguir por que não tomar café depois do almoço ou jantar:

Por que não tomar café depois do almoço ou jantar

A cafeína pode interferir na absorção de cálcio, um mineral muito importante para a saúde dos ossos. Mas a boa notícia é a seguinte: se você consome as quantidades adequadas de cálcio diariamente, o cafezinho depois do almoço não vai te atrapalhar tanto assim!

O consumo de café depois das refeições também pode interferir na absorção de ferro, um nutriente que atua na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para as células. Uma xícara de café pode reduzir até em 40% a absorção do ferro, mas, assim como no caso do cálcio, se você é uma pessoa saudável, a bebida não vai interferir tanto assim na sua saúde. Quem deve evitar o consumo de café após as refeições são as pessoas que já sofrem com anemia por deficiência de ferro. Para saber mais sobre sua saúde e alimentação, procure um médico ou nutricionista.

Benefícios do café e quantidade indicada por dia

O consumo de café apresenta diversos benefícios para a saúde:

1) A cafeína estimula o sistema nervoso central, o que nos deixa mais alerta e ativos.

2) O café ajuda a melhorar o funcionamento do intestino grosso, pois consumo da bebida aumenta as contrações do intestino, o que nos ajuda a evacuar.

3) Ajuda a acelerar o metabolismo e a aumentar a queima de gordura (estamos falando do café sem açúcar, hein?).

4) Ajuda a ganhar músculos: quem consome cafeína apresenta uma quantidade maior de glicogênio nos músculos depois de atividades físicas intensas. O glicogênio é usado pelas células dos músculos para a recuperação após os exercícios.

A quantidade de café indicada por dia é 3 ou 4 xícaras de café coado, o que equivale e 400 mg de cafeína.

01/06/2019