Plataforma reúne todos os serviços públicos e já conta com 70% oferecidos de forma digital

Quer ter acesso à carteira de trabalho de forma totalmente digital? E obter o certificado internacional de vacinação sem perder tempo com deslocamento e filas? Ou ter sempre com você a Carteira Digital de Trânsito? Basta acessar a plataforma gov.br.

Criado pelo Governo Federal há dois anos, o gov.br reúne em um só local todos os mais de três mil serviços digitais que estão disponíveis para o cidadão ter na palma da mão. Isso representa 70% dos 4,5 mil serviços oferecidos. Atualmente, a plataforma atende mais de 110 milhões de brasileiros já cadastrados.

“O Governo Brasileiro atua de forma decisiva na modernização dos serviços prestados aos brasileiros ao mesmo tempo em que busca colocar o Brasil em posição de destaque no mundo, e o gov.br é uma das provas desse avanço. O ritmo de mudanças é continuado e perene, gerando transparência, eficiência no serviço público e desenvolvimento econômico e social a todos os cidadãos”, destacou o Secretário Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Eduardo Gomes.

E a digitalização foi fundamental no combate à Covid-19 e seus efeitos econômicos. Foram 832 serviços transformados durante a crise sanitária. Até o fim de 2022, o Governo Federal pretende oferecer em meios digitais 100% dos seus serviços no gov.br.

Com os serviços transformados nos últimos 2 anos e meio, mais de 100 milhões de solicitações que seriam feitas presencialmente, por correspondência ou por telefone puderam ser feitas em meio digital, com custo mais baixo para o cidadão e Governo Federal. Além de economia, isso garante mais agilidade, transparência e maior facilidade de acesso às informações e aos serviços públicos.

“Ao longo desses dois anos, o gov.br tem se consolidado como a plataforma de referência para cidadãos e empresas demandarem serviços do Governo Federal pela internet. A plataforma faz parte da estratégia ampla de Governo digital, que coloca o cidadão como foco principal de todas as ações do Governo Federal, oferecendo serviços e atendimento integrado, com segurança e transparência das informações”, explicou José Roberto Fernandes Júnior, secretário de Modernização da Administração Federal.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, disse que ao oferecer ferramentas e soluções tecnológicas, o Governo Federal também está possibilitando a melhoria do ambiente de negócios no país, fomentando o crescimento e o desenvolvimento econômico. “É histórico e é um caminho sem volta. O gov.br é uma grande conquista silenciosa da sociedade brasileira”, declarou.

Quem passou a usar os serviços digitais foi o auxiliar administrativo Robson Almeida Alves Brasil, de 36 anos. “Estou descobrindo tudo isso agora e hoje acho, sim, bem mais prático ficar resolvendo o que preciso por meio do digital. Uso cadeira de rodas e não tenho como ficar saindo, abrindo e fechando a cadeira, é muito desgastante. Os aplicativos estão me ajudando mesmo nessa questão”, contou.

Economia

A estimativa é que a economia anual gerada com a digitalização dos serviços seja de R$ 3,1 bilhões, sendo R$ 2,3 bilhões para a sociedade e R$ 800 milhões para o Governo Federal. O usuário não precisa ir até as agências dos órgãos públicos, gastar com transporte e dispor de tempo, por exemplo. Já o Governo Federal elimina a burocracia, reduz o uso de papel, contratação de pessoal para atendimento presencial e reduz perdas com erros e fraudes.

“Hoje uma boa parte da população usa a versão digital da carteira de trabalho, da carteira de motorista, do CPF e de tantos outros documentos. É o mundo digital que chegou para fazer prova de vida, pagar o auxílio emergencial, requerer e receber o seguro desemprego, fazer embarques em aeroportos. Tudo para melhorar a experiência no atendimento. Tudo para facilitar a vida do cidadão”, ressaltou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Usuários

Outra marca atingida ao completar dois anos é a de 110 milhões de usuários cadastrados no gov.br. Um deles é o servidor público, Helmarques Ferreira dos Santos. “Eu uso o Meu gov.br e acho interessante a ideia de acompanhar minha vida funcional na palma da mão. Consulto a prévia do contracheque e faço requerimentos necessários, e o banco de talentos migrado ficará mais simples de acessar em um mesmo local, posso fazer cursos on-line com a senha meu gov e é interessante essa integração de sistemas”, avaliou. “Acho interessante o Governo facilitar a vida do servidor com aplicativos simples de usar, seguros e funcionais”.

O cadastro no gov.br dá acesso aos serviços públicos digitais de forma segura e confiável. Com um único usuário e senha é possível acessar não só os serviços federais, mas também os serviços de estados e municípios que também aderiram ao gov.br.

Aplicativos

O cidadão também pode ter acesso aos aplicativos do Governo Federal pelo gov.br. Os mais baixados são o da Carteira Digital de Trânsito (22.494.000), Carteira de Trabalho Digital (17.867.000), Meu INSS – Central de Serviços (11.019.000), gov.br (4.557.600) e Conecte SUS (3.561.100). Os dados se referem ao acumulado de 2020 e 2021.

Para o aposentado Dornelles Williams de Oliveira, de 67 anos, fazer a prova de vida nunca foi tão fácil. Sem sair de casa, ele fez tudo pela internet e não precisou ir a uma agência do INSS. “O aplicativo é muito fácil de usar e bastante seguro. Através dele realizei minha prova de vida do INSS este ano pelo celular, de forma fácil e rápida, no conforto da minha residência. Espero que a cada dia sejam incluídos novos serviços, o que vai ser muito útil, facilitando a vida de todos e economizando tempo. Da minha parte, só tenho a recomendar a utilização do aplicativo”.

Já a publicitária Giovana de Freitas, de 21 anos, baixou o aplicativo da carteira digital de trânsito e disse que achou vantajoso ter o documento em formato digital. “Ela oferece muita praticidade, pois é uma forma de levar esse documento para qualquer lugar, utilizando apenas meu celular. Não me preocupo mais com perdas, como é o caso da CNH de papel, pois com a digital não sofro esse risco”, afirmou.

Plataforma única

Antes o cidadão precisava acessar diferentes sites do Governo Federal na busca dos serviços públicos. Com o gov.br, essa realidade mudou. Ele unifica os canais digitais do Governo Federal, priorizando as informações sobre os serviços prestados e criando uma entrada única para as notícias e páginas institucionais da Administração Federal.

A ideia é simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e informações. Até o final do mês de junho, 126 portais já haviam feito a migração. A disponibilização das informações institucionais, notícias e serviços públicos prestados pelo Governo Federal em uma só plataforma foi definida pelo Decreto 9.756/19. O objetivo é oferecer ao cidadão um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais.

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