PLANO PREVINE MACEIÓ: JHC discute estratégias para época das chuvas

O prefeito JHC esteve na sede da Defesa Civil para apresentação do Plano de Prevenção e Redução de Riscos em decorrência da quadra chuvosa. Foram apresentados os próximos passos do órgão com medidas protetivas e de conscientização para a população com a criação do Plano Previne Maceió. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (11).

Com o Plano, será possível reduzir o fator surpresa, danos e prejuízos, além de acionar, ajustar e otimizar ações de resposta e minimizar as vulnerabilidades dos maceioenses em risco no período chuvoso. Em 2021, a previsão de chuvas é maior que nos últimos cinco anos. O período se inicia em março e se estende até o início de agosto.

“É preciso sabedoria e discernimento para elaborar estratégias que garantam a segurança da população. Estamos olhando com atenção e humanidade para todos os maceioenses, mas, principalmente, para os que vivem em zonas de risco. Nós vamos proteger essas pessoas”, pontuou o prefeito, JHC.

Dentre as ações previstas, estão a limpeza de canais, córregos e bueiros; vistoria e erradicação das árvores sob risco de tombamento; recolhimento de dejetos e materiais de construção dispostos indevidamente nas vias públicas; limpeza de encosta e remoção do lixo acumulado e drenagem superficial das águas lançadas nas encostas.

“A apresentação mostra nossas ideias de curto, médio e longo prazo para construir o futuro da nova Defesa Civil de Maceió. O apoio do prefeito é fundamental para agirmos da melhor forma em prol da população”, disse Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil.

“Conseguimos avançar na limpeza das galerias, mas teremos muitas dificuldades nessa quadra chuvosa. Estamos agindo, prevenindo, comunicando, buscando planejamento e estratégia. Estamos no controle da situação, trabalhando em conjunto na busca das medidas preventivas”, informou Francisco Sales, secretário de Governo.

Já foi entregue a obra de contenção da grota do Aterro e, conforme planejamento, algumas encostas receberão a aplicação de lonas de forma preventiva nessa quadra chuvosa. “Precisamos também da colaboração da própria população, que retira as lonas para outros fins. Estamos monitorando constantemente, mas será um trabalho de todos”, continuou o secretário.

Além da Defesa Civil, o Plano Previne Maceió conta com as Secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Territorial, Governo, Assistência Social; Superintendência de Desenvolvimento Sustentável e Gabinete Integrado dos bairros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!