Pesquisador francês na área de Sociologia será conferencista em evento do ICS

Nesta quinta-feira (5), os pesquisadores e estudantes em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas, assim como interessados no tema de Georges Bataille e o elo antropológico, poderão participar de uma conferência que acontecerá on-line, pelo Youtube, com Philippe Joron, professor e pesquisador da Universidade Paul-Valéry, em Montpellier-França. Para participar, basta acessar o canal do ICS UfalInstituto de Ciências Sociais, a partir das 19h.

O professor Joron visitaa Ufal nesta semana e, a convite do ICS, fará a conferência, numa iniciativa dos programas de pós-graduação em Sociologia e em Antropologia do Instituto. Segundo o professor Bruno César Cavalcanti, Philippe Joron é um especialista na obra do pensador francês conhecido no Brasil, entre outros, por obras como Teoria da Religião, A Parte Maldita ou O Erotismo, além de obras de ficção. “Bataille foi um outsider do pensamento social moderno, misto de filósofo e cientista social e, naturalmente, escritor, além de um dos membros integrantes do chamado ‘Colégio de Sociologia’, grupo de intelectuais irreverentes e próximos de movimentos artísticos de vanguarda, a exemplo do surrealismo, que contava com nomes como o do sociólogo Roger Caillois e do etnólogo Michel Leiris”, disse.

Atualmente, o professor Joron pesquisa e dirige estudos sobre teoria social, imaginário e representações sociais, estética e comunicação publicitária, identidades digitais, dentre outros. Ele também dirige o programa de Doutorado em Sociologia em Montpellier, tendo sido diretor da Faculdade à qual está vinculado e vice-presidente daquela Universidade.

O professor Bruno lembra ainda que Joron é fluente na língua portuguesa, por isso sua conferência não será em Francês. Ele já lecionou na Ufal em meados da década de 1990, ligado à época ao Departamento de História. “Esta será uma oportunidade de travarmos contato com sistemas de ideias pouco circulantes no mainstream das Ciências Sociais contemporâneas, uma chance assim de exercitarmos a nossa imaginação sociológica através das considerações que o professor fará com heranças marginais, mas muito fecundas, do pensamento social”, destacou Cavalcanti.

E completa: “Bataille foi motivo de um estudo aprofundado do professor Philippe Joron desde o seu doutorado na Universidade René Descartes (Paris 5) e se encontra disponível em livros do autor e uma série de artigos seus. No Brasil, além de artigos, encontra-se traduzido justamente o seu livro A Vida Improdutiva – Georges Bataille e a Heterologia sociológica, lançado em 2013 pela editora Sulina”.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo