Patacho, Porto de Pedras-AL, uma das cinco únicas praias cinco estrelas do Brasil


ecd0b-4603080527_7d0fffe76b_o

Segundo a edição 2013 do Guia Quatro Rodas, publicação das mais tradicionais sobre turismo no Brasil, existem no país apenas 5 praias 5 estrelas no país: 3 em Fernando de Noronha (Sancho, Baía dos Porcos e Leão), uma na Bahia (Espelho) e uma em Alagoas (Patacho).

A indicação da praia do Patacho é surpreendente e merecida ao mesmo tempo. Surpreendente porque quando se pensa em praias deslumbrantes em Alagoas, não faltam candidatas a indicações, mas dificilmente alguém lembraria, de imediato, de Patacho, já que não é uma praia tão conhecida, nem mesmo pelos alagoanos, especialmente pelo acesso não ser tão fácil (fica na Rota Ecológica, em Porto de Pedras).

“Mar claro, mil coqueiros e absoluto sossego já seriam atrativos suficientes. Mas Patacho tem muito mais. Se a maré atinge seu nível mais baixo, haja fôlego. Os recifes ficam ainda mais à mostra, assim como longos e largos trechos de areia. Resultado: caminha-se quilômetros “mar” adentro e mal dá pra acreditar que dali a poucos instantes aquele exato lugar será novamente ocupado pela água. A maré seca também dá outro presente: pequenas lagoas rasas e mornas, tão convidativas que é impossível ignorar o ímpeto infantil de esticar o corpo em alguma delas e sentir-se, finalmente, em modo off.

Por que é 5 estrelas? Praticamente deserta, a praia mais bonita da Costa dos Corais tem um coqueiral de encher os olhos e mar esverdeado pra lá de cristalino. É preciso alguns instantes para acreditar, por inteiro,que a paisagem é real.

Preste atenção: Uma piscina natural se forma próxima à praia na maré baixa. O percurso de barco leva 15 minutos – e o deleite nas águas mornas pode durar horas.

A melhor foto: Na maré baixa, quando o mar se recolhe deixando uma extensa faixa de areia. É preciso consultar a tábua de marés para programar a visita (as pousadas sabem informar).

Tempo de visita: Como não há barracas, bares ou restaurantes, fica difícil passar o dia todo aqui. Traga um guarda-sol e um lanchinho.

Com ou sem guia? Sem.

Quando ir: Há sol o ano todo, mas costuma chover mais nos meses de maio e junho. Visite na maré baixa.

Serviço: A Praia do Patacho pertence ao município de Porto de Pedras, e fica a 10 km de São Miguel dos Milagres. Não há indicação na pista, mas uma boa dica para quem vem do centro de São Miguel é virar à direita logo após passar por uma praça com uma estátua do Padre Cícero. É preciso pegar uma estradinha que avança pelo meio de um coqueiral até chegar à orla deserta. Com chuva, o acesso fica intransitável. ”

Todavia, a escolha é mais que merecida. Por que? Vejam as fotos, que falam por si sós.

Confira nossa galeria completa.