Papa Francisco recebe Donald Trump no Vaticano

Papa Francisco recebe Donald Trump no Vaticano

O Papa Francisco recebeu nesta quarta-feira no Vaticano pela primeira vez o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma visita de meia hora. O encontro começou às 5h30m, no estúdio particular do Papa, no segundo andar do palácio apostólico, sob imponentes medidas de segurança.

O presidente americano e sua esposa Melania, vestida de preto e com véu, percorreram primeiros as suntuosas salas do Vaticano seguidos pelos representantes das famílias nobres italianas, como é tradição para as visitas de chefes de Estado, informa o Extra.

O Papa recebeu com um aperto de mãos e rosto sorridente Trump na porta da biblioteca, e o convidou para entrar no recinto para sentar-se no escritório papal. Um tradutor participou do encontro.

Francisco recebeu Trump com um “bem-vindo”, e o presidente americano respondeu “é uma honra”.

Os dois líderes têm posições muito diferentes sobre temas como imigração, mudança climática, venda de armas, pena de morte e o Islã.

Ao fim da audiência, que durou o tempo médio que o Papa concede aos mandatários, Trump apresentou a delegação que o acompanha, entre eles sua filha Ivanka, também vestida de preto mas sem véu.

A audiência com o Papa foi particularmente cedo, porque Francisco devia presidir duas horas mais tarde a tradicional audiência geral das quartas na praça São Pedro diante de milhares de peregrinos de todo o mundo.

O encontro foi fixado após três meses de especulações sobre a reticência de Trump em se reunir com o pontífice durante sua primeira viagem ao exterior de nove dias.

Durante sua breve visita ao Vaticano, o presidente americano deve se reunir também com o número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin e com o secretário para as Relações com os Estados, uma espécie de ministro das Relações Exteriores, monsenhor Paul Gallagher.

Ao término dos encontros, o presidente americano, um protestante presbiteriano, e sua terceira esposa, católica, visitarão a Capela Sistina e a basílica de São Pedro.

24/05/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo