PANDEMIA: Câmara Municipal de Maceió pede à Prefeitura que crie pacote de apoio a empreendedores municipais

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, em sessão ordinária virtual desta quinta-feira (25), Indicação endereçada ao Executivo para que viabilize estudo e aplique, em caráter de urgência, um pacote de apoio aos empreendedores municipais com o objetivo de combater os diversos prejuízos econômicos causados pela pandemia de covid-19. A meta é garantir a manutenção das atividades e dos vínculos e postos de emprego. A iniciativa é da vereadora Fátima Santiago (Progressistas).

“Levando em consideração os prejuízos econômicos decorrentes da paralisação das atividades por inúmeros empreendedores municipais que já tiveram que fechar seus estabelecimentos em razão da pandemia do novo Coronavírus, o formato deste Pacote visa apresentar benefícios imediatos aos empreendedores maceioenses, bem como, projetar condições futuras que assegurem a transformação positiva por meio do apoio econômico e assistência”, declarou Fátima Santiago. “A finalidade é de contribuir para reduzir os impactos negativos da paralisação, garantir o pleno funcionamento de suas atividades e a manutenção dos vínculos empregatícios. Um socorro para os pequenos comerciantes, os autônomos e o microempreendedores individuais que tanto movimentam e aquecem a economia da nossa capital”, completou.

Além disso, o Plenário votou a aprovou extensa pauta – foram mais de 100 itens na Ordem do Dia – de interesse público. Entre elas, destaque para propostas como da vereadora Simone Andrade (DEM) que pede à prefeitura de Maceió que conceda aos funcionários da área da Saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde, motoristas de ambulância, recepcionistas, copeiros e cozinheiros) pagamento de insalubridade no grau máximo permitido por lei, enquanto durar a pandemia de covid-19, assim como pede ao Executivo, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a limpeza e desinfecção, pelo menos duas vezes por semana, das ruas nos bairros com maior índice de casos positivos de covid-19.

Também por meio de Requerimento, o vereador Galba Netto (MDB) pede encaminhamento de ofício à Prefeitura de Maceió a fim de que o Executivo encaminhe informações acerca da totalidade da despesa realizada com ações relacionadas à covid-19, apresentando, ademais, o respectivo detalhamento.

Saindo do assunto Coronavírus, Indicação do vereador Luciano Marinho (MDB) sugere ao Executivo a retomada das obras de pavimentação, drenagem do Loteamento Recanto dos Pássaros, em frente ao estádio do CSA, na Via Expressa e, em outra Indicação, o mesmo parlamentar pede que seja feito o desassoreamento do açude de contenção de águas pluviais no Conjunto Graciliano Ramos, no Cidade Universitária.

CRATERA – Já Silvania Barbosa (PRTB) teve Indicações aprovadas com solicitações ao Executivos. Entre elas, uma pede à Prefeitura de Maceió que realize estudo para fechar cratera aberta na Rua Demócrito Gracindo, em Ponta Grossa, da mesma forma que solicita mutirão de limpeza e urbanização na Orla Laguna, na zona sul de Maceió.

Por sua vez, Siderlane Mendonça (PSB) sugere, por meio de Indicação, execução do Programa Vida Nova nas Grotas, no Beco do Gaia, próximo à Mercearia São Gabriel, no Benedito Bentes.

Vereador do PSB, Cléber Costa conseguiu aprovar Indicação para que a Prefeitura execute obra de realocação de faixa de pedestres no início da Avenida Roberto Mascarenhas Brito, no bairro de Cruz das Almas, e outra inciativa para que o Executivo resolva a situação do esgoto que deságua a céu aberto na rodovia AL 101 Norte, imediações do SESC Guaxuma e saneamento da região.

Para encerrar a ordem do dia desta quinta-feira, foram aprovadas iniciativas do vereador Antônio Hollanda (MDB) solicitando ao Executivo que, entre outras coisas, saneamento e/ou execução de uma pequena obra de escoamento de águas fluviais com a construção de linhas d’água em pequeno trecho, de 70m, da Travessia Jornalista Arnóbio Valente Filho, no sentido Avenida Rotary, na Gruta de Lourdes. O vereador também teve Indicação aprovada para que a Prefeitura transforme o prédio do antigo Bompreço, na Avenida Buarque de Macedo, no Centro, em área de feira livre.


Botão Voltar ao topo
Fechar