Paim: STF fez justiça ao derrubar dispositivos da reforma trabalhista

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (21), o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou a decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar inconstitucionais aspectos da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017). Ele destacou que se trata dos dispositivos que determinavam que os trabalhadores ficassem responsáveis pelo pagamento dos honorários periciais e das custas do processo, mesmo quando beneficiários da justiça gratuita.   

— Nós tínhamos alertado que isso cairia no Supremo. Felizmente, a decisão repara uma injustiça contra o povo trabalhador, que estava sendo intimidado a não buscar o que tem de direito, o recebimento de verbas trabalhistas não recebidas, porque tinha medo de, se perdesse, ter que pagar tudo, afirmou.

O parlamentar destacou que outros aspectos da reforma trabalhista derrubados pelo STF foram a questão da mulher gestante e lactante em trabalhos insalubres, assim como o pagamento de perícia médica pelo segurado do INSS.

Paim alertou que a privatização dos Correios, se ocorrer de forma atropelada, “como estão querendo”, também vai acabar no Supremo. Acrescentou que o Senado precisa aprofundar o debate sobre esse tema. 

—Temos que realizar debates ouvindo as duas partes, sessão temática, ouvir a Comissão de Constituição e Justiça, alargar o horizonte de discussão, analisar com profundidade. Não podemos legislar somente pelo interesse daqueles mais afoitos, visando ao lucro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile