Pacientes do CAPs, em bebedouro, protestaram contra a falta de medicação e atendimento

Pacientes bloquearam a Ladeira do Benedito Silva

Na manhã desta terça-feira, (15), vários pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) de Bebedouro protestaram contra a falta de medicação e atendimento. Os dois sentidos da Ladeira do Benedito Silva foram bloqueados pelos manifestantes.

Além da falta de medicação, os pacientes enfrentam, também, a falta de médicos para atendimento. A maioria deles é dependente da distribuição gratuita, pois não possuem condição de comprar os remédios. Ainda aqueles que podem comprar os remédios na farmácia, necessitam do atendimento para ter a receita, já que esse tipo de medicamento só é vendido sob prescrição médica.

Os manifestantes seguravam um cartaz com uma lista dos medicamentos que estão em falta, sendo eles: Amplictil 25 mg, Ácido Valpróico 250 mg, Citalopram 20 mg, Clonazepam gotas (Rivotril), Carbonato de Lítio 300 mg, Diazepam 5 e 10 mg, Haloperidol gotas (Haldol), Fenitoína 100 mg, Fenobarbital 100 mg, Prometazina (Fernegam) 25 mg, Losartana 50 mg, Omeprazol 10 mg e Metformina 850 mg.

A Polícia Militar esteve no local para acompanhar a manifestação. O protesto se encerrou por volta das 11h30.

A Secretaria Municipal de Saúde se manifestou em nota:
A Coordenação de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde informa que os medicamentos citados estão com seu processo licitatório em fase final, aguardando apenas a emissão da nota de empenho para compra e da ordem de fornecimento. Finalizados esses trâmites, a rede municipal deve estar abastecida até a primeira quinzena de setembro.

A Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que já foi autorizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas a contratação imediata de um médico psiquiatra para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Sadir Feitosa de Carvalho, na Chã de Bebedouro. A documentação para a contratação do profissional já está sendo preparada e o atendimento deve ser retomado nos próximos dias.

15/08/17

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo