Ouvidoria SUS Maceió aguarda validação do processo de Acreditação com alta resolutividade

A Ouvidoria SUS Maceió aguarda o parecer da Comissão Externa de Acreditação de Ouvidores do SUS do Brasil, podendo se tornar o primeiro canal dessa natureza a obter o Selo de Acreditação no Brasil. A expectativa é proporcional ao trabalho desenvolvido, focado no aperfeiçoamento dos mecanismos de participação social nos serviços de saúde em Maceió. De janeiro a agosto deste ano, o serviço fez 1.280 atendimentos, obtendo 99,31% de resolutividade.

Iniciado em agosto deste ano, o processo está em fase de validação de qualidade institucional por meio dos relatórios construídos a partir de visita técnica e entrevistas com representantes dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de parceiros estratégicos, além de análise documental de desempenho e resolutividade.

O processo é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. Iniciado em Maceió, avalia 24 ouvidorias estaduais, municipais e hospitalares públicas para validação de qualidade institucional.

Visita da Comissão do Processo de Acreditação Institucional das Ouvidorias Ativas do SUS no Brasil. Foto: Ascom SMS

“O nosso trabalho é bem reconhecido e tem sido feito com muita ética e responsabilidade para dar voz aos usuários do SUS . É muito relevante que a Ouvidoria Ativa do SUS Maceió esteja preste a se tornar o primeiro canal desse segmento no Brasil e a receber esse selo de Acreditação”, enfatiza a ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Barbosa.

Desde o ano passado, devido à pandemia, grande parte do encaminhamento de manifestações foi apresentada por e-mail ou telefone, que assumiram a dianteira do atendimento, antes liderado pelo atendimento presencial.

A ouvidora destaca, ainda, a necessidade de formalização das demandas, com os dados necessários para tramitação e encaminhamento das respostas.

Das demandas apresentadas, 67,70% são pedidos de informação, 17,90% constituem reclamação, 10% são identificadas como solicitação, 2,30% são elogios, 1,70% chegam como denúncias e 0,40%, sugestões.  

Josiene Barbosa, ouvidora do SUS em Maceió. Foto: Ascom SMS

Josiene Barbosa explica também que a Ouvidoria não é uma instância de resolução de problemas, mas um canal de mediação entre o cidadão e os serviços de saúde prestados ou contratados pelo Município e que o tempo médio de resposta às manifestações é de dez dias, podendo ser mais ou menos, a depender da complexidade da demanda.

“Nesses 16 anos, a Ouvidoria do SUS Maceió teve um caminhar propositivo, conquistando credibilidade e respeito tanto dos colaboradores quanto dos clientes. Dentro do controle social, estamos sempre em busca de melhorias. Todos os dias, buscamos fortalecer o papel do serviço para que a população possa se apropriar desse canal como forma de fazer valer sua participação na construção e no aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde”, analisa a ouvidora.

Como acionar a Ouvidoria

Para acionar a Ouvidoria, o cidadão dispõe de vários canais, incluindo telefone, email ou atendimento presencial. A população pode entrar em contato pelo telefone 3312-5441, pelo e-mail institucional ouvidoria@sms.maceio.al.gov.br ou pelo atendimento presencial. A Ouvidoria também trabalha com o Sistema Informatizado Ouvidor SUS, que é ligado ao Ministério da Saúde.

Por meio desses canais, o cidadão pode encaminhar qualquer manifestação relacionada à prestação dos serviços de Saúde ofertados pela Prefeitura de Maceió.

Ascom SMS

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