Operação escudo: força-tarefa para combater o comércio de veículos blindados

Na manhã desta terça-feira (28), 59° Batalhão de Infantaria Motorizado desencadeou, a Operação Escudo, que se estende ao longo desta semana. O objetivo é intensificar a fiscalização dos locais onde blindam os carros e o comércio de veículos blindados.

A ação, que conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar (PM) e Receita Estadual, fiscaliza empresas nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A Operação Escudo visa coibir o comércio de veículos blindados para indivíduos envolvidos com a criminalidade. As ações impactam diretamente na segurança pública nacional, uma vez que contribuem para facilitar o uso de veículos blindados por grupos criminosos.

Durante as fiscalizações, se verifica, dentre outros elementos, se o controle realizado por meio do Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas está de acordo com o arquivo das empresas, se os compradores dos veículos têm Certificado de Registro (documento que habilita pessoa física ou jurídica para o uso de produtos fiscalizados pelo Exército) e se o estoque contém material compatível com o Mapa de Controle de Produto apresentado pela empresa ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 7ª Região Militar.

De acordo com o tenente Macena, do 59ª BIMtz, a operação é comandada pelo Exército, que sempre convida os demais órgãos para atuarem na força-tarefa, cada um na sua competência. Até o momento, segundo o militar, não houve prisões, mas os flagrantes podem ocorrer no decorrer desta semana.

“A ação teve início às 8h e, até o presente momento, nenhuma irregularidade foi encontrada nas empresas. Nossas equipes estão nas ruas para combater qualquer tipo de ilegalidade quanto ao comércio de veículos blindados”, comentou o tenente.

Ascom – 28/08/18

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo