OAB Alagoas realiza no próximo dia 28 primeiro Seminário de Defesa e Bem Estar Animal

seminarioO auditório do prédio sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), localizado no bairro de Jacarecica, receberá, durante a tarde e a noite do dia 28 de outubro, o I Seminário de Defesa e Bem Estar Animal – com o tema: “Avanços e Perspectivas”. O evento, que terá em sua programação palestras e mesas de discussões, está sendo organizado pela Comissão de Bem Estar Animal em parceria com o Sebrae Alagoas, e conta com apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA), das Comissões de Direito do Consumidor, Meio Ambiente, OAB Solidária, além da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).

As inscrições serão feitas no local às 13h30, do dia 28 de outubro, portanto, meia hora antes da abertura oficial programada para as 14h. Para se inscrever, basta levar 1kg de ração, que serão doados aos grupos de proteção que atuam em Maceió e que cuidam de centenas de animais.

A Comissão de Bem Estar Animal da OAB Alagoas será apresentada durante a abertura do encontro e discorrerá sobre o recebimento de denúncias, procedimentos adotados e a relevância do trabalho em equipe com participação ativa da sociedade. A delegada de Crimes Ambientais, Liana França, terá fala ainda neste momento para explanar sobre sua competência e os procedimentos adotados diante das denúncias.

Às 14h30, o juiz de Direito, Jerônimo Roberto, ministrará palestra sobre “O papel da sociedade e sua responsabilidade perante os animais”. Haverá um intervalo para coffe break às 15h30, com retorno às 16h, com a palestra da consultora do Sebrae Alagoas, Cristina Campos, com o tema “A questão ética na mercadologia animal”. Às 16h50, terá início a palestra do veterinário, Dawys Peroba, sobre “Como garantir o bem-estar animal na criação e comercialização de cães”.

A noite será marcada por discussões. A Mesa será composta às 18h15. O advogado Victor Wandorth trabalhará o tema “Comercialização ética, exploração de matrizes (casos concretos), legislação e qualificação profissional no seguimento pet” a partir das 19h. O deputado federal, Ricardo Tripoli, que é referência nacional na proteção animal e o doutor Ismar Gatto, fundador e gestor do Neafa também explanaram sobre a importância da defesa do bem-estar animal.

Às 21h, terá início à premiação Sérvio Túlio Marinho. O prêmio será conferido a nove personalidades que se destacam na proteção animal em Alagoas e aos empresários parceiros da OAB que contribuíram na realização do evento. O seminário tem previsão de término às 21h30, com um coquetel.

A presidente da Comissão de Bem Estar Animal, Rosana Jambo, lembra que o evento também visa arrecadar alimentos para os animais em situação de vulnerabilidade. “Com as doações que arrecadarmos no evento, iremos contribuir com o trabalho dos grupos de proteção que atuam em Maceió e que cuidam de centenas de animais. Eles são de extrema importância pelas ações que desenvolvem”, disse.

Contando com a participação de empreendedores do seguimento de Pet Shop, parceiros do Sebrae, médicos veterinários e empresários da área de produtos veterinários, o seminário tem como foco ressaltar a necessidade e a possibilidade de parcerias entre empresas privadas e órgãos de fiscalização, para que haja um trabalho conjunto em torno do bem-estar animal e da comercialização ética contra maus tratos.

“Os temas abordados nas palestras possibilitarão a união entre protetores da causa animal, estudiosos e empresários. É uma união entre fornecedores e consumidores, conhecendo o trabalho das empresas que laboram no seguimento e a ética empregada na sua comercialização, qualificação profissional e conscientização sobre a legislação que abarca o assunto”, pontuou Rosana Jambo.

Comentários

Artigos relacionados