O que se procura alcançar através de uma avaliação de imóvel?

Uma considerável parcela de bens públicos, particulares e empresariais do mundo consiste em bens imóveis. A própria amplitude deste recurso primordial em nossa sociedade cria uma necessidade de informes avaliatórios como suporte e consistência para decisões relativas ao uso e disposição desses bens.

É na avaliação desses direitos que reside a arte de resolver um problema característico, encontrando e reunindo fatos, analisando-os de modo a formar conclusões aplicáveis a cada caso.

Uma avaliação é o processo e resultado de uma tentativa de responder a uma ou mais perguntas específicas sobre os valores definidos das partes de um imóvel,  sua utilidade ou conformação e possibilidade de venda. Esse conceito permite a aplicação do termo a qualquer estimativa, seja ela uma conclusão fundamentada com bases na evidência, ou simplesmente uma opinião pessoal. A confiabilidade da avaliação depende da competência e integridade do avaliador, da disponibilidade de dados pertinentes à mesma e da habilidade com que esses dados forem computados e analisados.

“Avaliação é, pois, uma aferição de um ou mais fatores econômicos especificamente definidos em relação a propriedades descritas com data determinada, tendo como suporte a análise de dados relevantes”

Texto extraído do livro: Curso básico de engenharia de avaliações, Sergio Antônio Abunahman, São Paulo, Pini, 2008.

26/10/2017

PRECISA DE UMA PERÍCIA OU AVALIAÇÃO DE IMÓVEL ?

Saiba qual solução específica para seu caso. Faça uma consultoria especializada. Ligue agora: 82 99936-1643

Mario Torres

🏡Consultor & Perito Avaliador Imobiliário – Creci 4191 / Cnai: 13764

☎️82 99936-1643 / 82 3013-3031.

[email protected]

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *