Nutrição na síndrome de tensão pré-menstrual/ TPM

A Síndrome de tensão pré-menstrual ou popularmente conhecida como TPM é um distúrbio bastante comum entre mulheres, principalmente na fase reprodutiva. Estima-se que cerca de 90% destas mulheres relatam apresentar um ou mais sintomas, variando a cada ciclo menstrual e intensidade. Ela provoca alterações comportamentais, emocionais, cognitivas e físicas, comprometendo o relacionamento no ambiente familiar, social, escolar e profissional. Estas se manifestam principalmente na semana que precede a menstruação, desaparecendo alguns dias após o aparecimento do fluxo menstrual.

Os sintomas mais comuns são: irritabilidade, alterações de humor, comportamento depressivo, impulsividade, aumento de apetite, desejo por doce e confusão mental, além de fadiga, edema abdominal, lombalgia, insônia, aumento de peso temporário, enxaqueca, presença de edema nas extremidades, em alguns casos constipação intestinal e diarreia.

Para alívio dos sintomas, aconselha-se o repouso adequado, a prática de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares, como aumento dos alimentos ricos em Magnésio (abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros, etc); Zinco (alho, gengibre, etc); Vitamina B6 (banana, arroz integral, salmão, lentilha); Potássio (feijão, espinafre, água de coco e tomate) e o chá de hortelã que tem ação diurética, entre outros alimentos necessários para melhora do quadro. Assim, as mulheres que passam por essa fase devem evitar sal, embutidos, enlatados, industrializados, cafeína, refrigerantes, chá mate, excesso de doces, etc.

Desta maneira, a mulher que busca um novo estilo de vida e hábitos saudáveis com acompanhamento nutricional individualizado, estará reduzindo os sintomas pré-menstruais e contribuindo para um melhor funcionamento do organismo e consequentemente garantindo saúde a longo prazo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo