Novo recurso do WhatsApp ajuda a verificar se algo é Fake News

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (3) um novo recurso para combater o espalhamento de notícias falsas e outras formas de desinformação no mensageiro.

A partir de agora, mensagens que são consideradas suspeitas pela plataforma (ou seja, que são encaminhadas em massa e entre vários usuários) receberão um ícone de lupa ao lado da janela com o link.

Ao clicar no botão, o aplicativo sugere uma pesquisa sobre o assunto na internet. A ideia é que, com uma consulta rápida a fontes confiáveis, você possa descobrir se aquilo é falso ou não. Caso o usuário concorde, ele será direcionado automaticamente à busca pelo navegador padrão do celular ou computador.

Como o WhatsApp possui criptografia de ponta-a-ponta, o servidor do app não armazena e nem consegue ver o conteúdo das mensagens — o julgamento do que é suspeito é baseado somente no espalhamento do link. O exemplo postado no blog da empresa, entretanto, é diretamente relacionado com a pandemia do novo coronavírus, o que indica que essa é uma das grandes preocupações atuais da plataforma.

Também na tentativa de reduzir a disseminação de conteúdos enganosos, o WhatsApp já limitou mais de uma vez a quantidade de encaminhamentos de mensagens.

Por enquanto, só algumas regiões começaram a receber a novidade: Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido estão entre os primeiros, com o recurso liberado quanto no app para Android ou iOS quanto na versão WhatsApp Web.

 

Fonte: TecMundo




Botão Voltar ao topo