Novo protocolo de enfrentamento e seminário virtual marcam mês de prevenção à Sífilis

Atividades fazem parte da programação da campanha Outubro Verde no município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança, na próxima sexta-feira (22), para consulta pública entre os profissionais da rede de atendimento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Protocolo Municipal de Enfrentamento à Sífilis.

O lançamento ocorrerá às 9h, no auditório da SMS – com transmissão ao vivo pelo Instagram @istmaceio – dando início à programação da campanha Outubro Verde no município, que destaca a importância do diagnóstico e tratamento adequados da Sífilis entre homens e mulheres, mas principalmente, entre as gestantes.

Ilustração: Ministério da Saúde

“O Protocolo foi elaborado pela Gerência Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, com o objetivo de padronizar alguns procedimentos e garantir uma maior segurança dos profissionais que atendem, orientam e acompanham os pacientes em tratamento. É mais uma contribuição que visa a melhoria da assistência aos usuários do SUS”, explicou a gerente Géssyca Melo.

Ainda de acordo com Géssyca, com a consulta pública, aqueles que estão do dia a dia desse trabalho poderão, tanto validar o conteúdo do documento quanto sugerir ajustes que considerem necessários.

Géssyca Melo destaca benefício do novo protocolo para assistência ao usuário. Foto: Arquivo SMS

A programação da campanha – alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado este ano em 16 de outubro – terá continuidade com um seminário virtual (Webinário) nos dias 25, 26 e 27 deste mês, que debaterá temáticas relacionadas ao agravo.

Promovido para atualizar profissionais e gestores de saúde, estudantes universitários e do ensino técnico de saúde, além de profissionais da educação que tenham vivência com o tema no seu cotidiano, o seminário – que será transmitido através da plataforma virtual Google Meet – será realizado sempre no horário das 15 às 17h.

No primeiro dia, a abordagem “Sífilis em adulto e gestante: diagnóstico, tratamento e seguimento”, será feita pela médica Mardjane Lemos, infectologista da Gerência Municipal e do Hospital Escola Hélvio Auto. Já no dia 26, será a vez da médica Auriene Flávia, também infectopediatra da Gerência Municipal e do HEHA, debater o diagnóstico, tratamento e seguimento da Sífilis, mas do tipo Congênita. E encerrando o seminário virtual, será abordado o tema “Manejo da reação da hipersensibilidade à Penicilina”, pelo médico Marcos Viana, do SAMU Alagoas.

Para garantir sua participação no evento virtual, os interessados devem acessar e realizar sua inscrição através do link https://forms.gle/G4wQGEsDu396wr3t5.

Ações paralelas


Para reforçar a conscientização acerca dos cuidados preventivos contra a Sífilis, a equipe da Gerência Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS participa, no sábado (23), da ação realizada pela direção do PAM Salgadinho para as servidoras da unidade, promovida durante toda esta semana, com a disponibilização de testes rápidos para HIV, Aids, sífilis e hepatites virais.

Neste dia, a mesma ação também será levada ao Pátio Shopping, no Benedito Bentes, com funcionamento próximo ao ponto de vacina contra a Covid-19. E no dia 28, a ação de testagem estará na Escola Técnica de Saúde Santa Juliana, no Farol.

Outras atividades também serão desenvolvidas pelas unidades de saúde, que foram incentivadas a promover ações alusivas ao tema.

Cássia Oliveira / Ascom SMS

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo