Nova vacina contra meningite chega às unidades de saúde

Já está disponibilizada nas unidades de saúde de Maceió a vacina Meningocócica ACWY, introduzida pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal, para os adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos de idade e que imuniza contra os tipos A, C, W e Y de meningite.

De acordo com a Gerência de Imunização da SMS, a introdução leva em consideração a gravidade da doença meningocócica, que possui evolução rápida e potencial de causar epidemias, sendo considerada um problema de saúde pública.

“O meningococo é uma das principais bactérias causadoras de meningite, podendo os indivíduos variar do quadro de portadores assintomáticos da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica (DM)”, explica Camila Peixoto, enfermeira da gerência.

O esquema vacinal da MenACWY é composto por uma dose por via intramuscular. Os usuários que receberam anteriormente a vacina MenC, que previne contra o tipo C da doença, devem ser vacinados com o intervalo mínimo de 30 dias. Mas, pode ser aplicada no mesmo dia de outras do calendário nacional de vacinação do adolescente e adulto.

Para ser imunizado, o adolescente deve comparecer à unidade de saúde mais próxima com o cartão de vacina, para que os profissionais possam avaliar e atualizar o esquema vacinal de acordo com a necessidade de cada caso.




Botão Voltar ao topo