NOTA OFICIAL – Incidente quanto ao vazamento do tanque de melaço na Usina Porto Rico

Considerando os recentes acontecimentos relacionados à empresa Industrial Porto Rico S/A (“Porto Rico”) no dia de ontem, em relação ao grande incidente quanto ao vazamento do tanque de melaço (envolvido no processo produtivo de etanol), utilizamo-nos da presente para fazer alguns esclarecimentos:

1 – Como é de notório saber, a Industrial Porto Rico é a empresa agroindustrial que há mais de 40 (quarenta) anos é agente geradora de emprego e renda para a região de Campo Alegre e municípios circunvizinhos, sendo geradora de mais de 4000 (quatro mil postos) de empregos diretos e indiretos.

2 – A Industrial Porto Rico é uma das poucas usinas de Alagoas que vem conseguindo se manter firme com a crise que assola ao setor sucroenergético (“sucroalcooleiro”) de Alagoas ao longo da última década; e tudo isso graças ao cuidado de manter investimentos tanto na sustentabilidade ambiental quanto no desenvolvimento social das regiões em que atua; tudo, evidentemente, em razão do compromisso social que sempre caracterizou a condução dos seus negócios.

3 – Ontem, num enorme susto, tivemos o vazamento de um tanque de melaço, causando grande sujeira no seu parque industrial, porém – com a proteção de Deus! – sem existir nenhuma vítima (nem acidental, nem muito menos fatal).

4 – A “Industrial Porto Rico” informa que, por iniciativa própria, entrou em contato com os Órgãos Ambientais para narrar o ocorrido, a fim de que, em conjunto, pudessem averiguar a existência (ou não) de danos ambientais; e, acaso existentes, as medidas que precisam ser tomadas.

4.1 – Em tempo, a Industrial Porto Rico comunica que imediatamente após o vazamento tomou todas as atitudes próprias (necessárias e urgentes no momento) para conter (ou minimizar) qualquer dano que pudesse vir a ocorrer. E, em sequência, manter-se-á ainda mais vigilante, adotando todas as medidas gradativas (ouvindo aos seus Técnicos e aos Órgãos Públicos) para que sejam evitados eventuais danos.

5 – Assim, a Industrial Porto Rico conta com o apoio daqueles envolvidos nessa relação, e permanecerá seguindo da forma mais esclarecedora e transparente, com a consciência do importante papel que desempenha nessa difícil fase que se faz preciso ultrapassar para atingir sucesso nos caminhos para o futuro.

Campo Alegre-AL, 24 de novembro de 2020.

INDUSTRIAL PORTO RICO S/A – EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Carlos José Monteiro – Superintendente Operacional

Informação_Comunicado_Nota_Oficial_UPR_Vazamento_Melaço_Nov_2020



Botão Voltar ao topo