No mês do meio ambiente, Equatorial realiza ação de conscientização e preservação ambiental na Grota das Piabas

Evento, realizado em parceria com o IMA e Sesi, contou com espetáculo teatral, palestra sobre consumo consciente de energia elétrica e oficina de sabão ecológico

Preocupada com a preservação do planeta e o desenvolvimento sustentável, a Equatorial Alagoas realizou, nesta terça-feira (7), na Grota das Piabas, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, uma ação educativa de conscientização ambiental alusiva à campanha Junho Verde, que tem como principal objetivo refletir sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e conservação dos recursos naturais.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Serviço Social da Indústria (Sesi), e integra a plataforma E+Educação da Distribuidora, chancelada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O mês escolhido coincide com a data do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo (5).

Espetáculo teatral reflete sobre os 5Rs

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Os chamados “5Rs” ajudam a construir um comportamento humano em compromisso com o meio ambiente, com foco na redução da geração de resíduos. A temática, que é prerrogativa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente ao de número 12, que trata do Consumo e Produção Responsáveis, foi destaque da peça teatral: “As aventuras de João sem Noção e o Monstro da Poluição”, conduzida por atores do Teatro do Sesi.

Com alegria e irreverência, os artistas chamaram atenção para um assunto importante de maneira leve e divertida. Ederlane Oliveira da Silva fez questão de comparecer ao evento organizado pela Equatorial junto com a filha Eduarda da Silva, 13. “Quando eu soube que ia ter a ação logo me organizei para ir e também chamei toda a família. Estou gostando bastante da programação”, resumiu ela, que é moradora das Piabas há mais de 10 anos.

Depois foi vez de a comunidade testar seus conhecimentos sobre segurança e uso consciente da energia elétrica com a palestra ministrada pela pedagoga Amanda Marques, da 3E, empresa prestadora de serviços da Equatorial. O quizz “Energia & Ação” divertiu os moradores e contou com a distribuição de brindes sustentáveis, como lápis semente, produzido a partir de madeira natural de reflorestamento, e ecobags, que se constitui como uma alternativa para evitar o uso de sacolas plásticas.

Sabão ecológico: uma alternativa sustentável ao uso do óleo de cozinha

O Junho Verde na Grota das Piabas foi encerrado com uma oficina de sabão ecológico conduzida por equipes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Na oportunidade, os participantes aprenderam como fabricar o sanitizante de maneira totalmente artesanal utilizando o óleo de cozinha. O descarte incorreto de 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, causando descontrole do oxigênio, morte de peixes e contaminação do solo. Além disso, o sabão ecológico conta com inúmeros benefícios pois não agride a natureza e não contem produtos químicos em sua composição.

O líder comunitário das Piabas, Robson Lima, elogiou a iniciativa da concessionária em promover ações com foco na preservação ambiental. “É importante conscientizar a população sobre essa temática. Agradeço a Equatorial por ter escolhido a comunidade, pois estamos sempre em busca de parcerias com empresas que tenham essa preocupação com o presente e com o futuro. Cuidar do meio ambiente é cuidar da vida”, disse.

O analista de Meio Ambiente da Equatorial Alagoas, Diego Souza, destacou o sucesso da ação, que conseguiu reunir cerca de 100 moradores da Grota das Piabas. “Ficamos muito felizes com a adesão da comunidade. Estamos preocupados não apenas em oferecer um serviço de qualidade, mas, também, com o desenvolvimento sustentável nos locais em que atuamos, com foco na melhoria da vida das pessoas”, ressaltou.

ODS – Além do ODS 12, a ação de conscientização ambiental realizada pela Equatorial na Grota das Piabas também está interligada ao ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e ODS 15 (Vida Terrestre).

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 08/06/2022

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo