No feriadão da Páscoa, HGE registra 1.749 atendimentos e ocupação de 90% dos leitos de UTI para Covid-19

O feriadão da Páscoa foi movimentado no Hospital Geral do Estado (HGE), principal unidade de urgência e emergência de Alagoas. Foram 1.749 atendimentos nos quatro primeiros dias deste mês de abril, sendo a maior procura pelos serviços da Central de Triagem para Covid-19. No domingo (4), conforme relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 90% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 estiveram ocupados.

Tamanha demanda tem preocupado os técnicos e profissionais da saúde do hospital, já que, durante este período, mesmo com as orientações de evitar festas e reuniões familiares, muitas pessoas viajaram ou programaram momentos de confraternização, o que pode resultar no aumento do contágio do novo coronavírus. Somente nestes quatro dias, a Central de Triagem realizou 652 testes e confirmou a contaminação em 275 pessoas.

“Unido aos problemas da pandemia, também é provável que nos próximos dias registremos a admissão de mais cidadãos com doenças causadas por doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. É que muitas pessoas acabam se descuidando da alimentação, abusam de bebidas alcóolicas, e as consequências disso surgem posteriormente, com sinais de AVC [Acidente Vascular Cerebral) e infarto, por exemplo”, destacou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Entretanto, nesta segunda-feira (5), coordenadores de áreas do Hospital participaram de mais uma reunião estratégica, onde foi avaliada a movimentação interna durante o feriadão e as resoluções que deverão acontecer nos próximos dias. De acordo com o supervisor administrativo Duílio Marsíglia, todas as necessidades da unidade são observadas e estudadas diariamente, no objetivo de elucidar os pontos com maior brevidade.

“Mesmo em meio a todas as particularidades impostas pela pandemia da Covid-19, conseguimos conceder 573 altas médicas, internamos 176 pessoas, levamos 77 pacientes para o centro cirúrgico e transferimos 58 doentes para outras unidades de saúde. Também notificamos 229 acidentes, 32 casos de agressões, sete tentativas de suicídio, três feridos por queimadura e um afogamento”, informou Paulo Teixeira.

Entre os acidentes registrados, 141 tiveram motivação casual, 72 ocorreram no trânsito e 16 nas atividades profissionais. O relatório da Sesau também divulgou que, no domingo (4), o HGE esteve com 71% dos leitos Clínicos e 40% dos Intermediários ocupados. Toda a procura por atendimentos nas áreas Vermelha e Azul, bem como da pediatria, seguem sendo observadas com atenção pelos gestores.

Quarta-feira – Na véspera do feriadão, o HGE registrou 570 novos atendimentos, sendo 352 na Central de Triagem e 218 na própria sede. Entre as motivações, 160 casos foram clínicos, 55 causados por acidentes, dois por tentativa de suicídio e um em decorrência de agressão. As equipes viabilizaram 129 altas médicas, 57 internações, 25 cirurgias e 22 transferências. E das 210 pessoas testadas na Central de Triagem, 67 confirmaram o contágio com o novo coronavírus.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo