No dia do professor, Jornalista compartilha experiências como docente da Unit/AL

 

Com dez anos de docência, oito deles dedicados aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), o jornalista e repórter fotográfico Beto Macário considera-se um privilegiado por atuar nas duas cadeiras da instituição de ensino em Alagoas.

O Dia do Professor é celebrado nesta sexta-feira (15). Em alusão à data, o docente compartilha um pouco da sua jornada em sala de aula, principalmente no período da pandemia, e relembra como a vontade de ser um professor surgiu em sua vida. Segundo ele, a afinidade com a profissão surgiu já na graduação.

“Você começa a interagir e se formar como profissional, identificando-se como ser social através do exercício de um ofício. E aí começa a ter essa relação no processo de ensino-aprendizagem na prática de uma atividade voltada para a nossa sociedade”, comenta o professor.

Macário também se diz lisonjeado por ter a oportunidade e a possibilidade de interagir e conhecer histórias, contribuindo para a transformação dos alunos. “Sou eternamente grato por essa oportunidade. Conhecer a história dos alunos e ver ali a potencialidade na formação deles, contribuir para uma trajetória de mudança de vida e de cenário. Eu só tenho a agradecer, principalmente pelo Grupo Tiradentes, a possibilidade de transformar e escrever histórias”, destaca.

Educação e Pandemia
A pandemia da Covid-19 exigiu mudanças no ano letivo. Desde março de 2020, quando houve as determinações de isolamento social para todo o mundo, as aulas nas mais diversas instituições de ensino passaram a ser remotas.
As turmas ministradas por Beto tiveram que ser ajustadas ao período atípico. Como a maioria delas demandava prática, o docente e seus alunos procuraram alternativas desafiadoras para deixar as aulas mais interativas e participativas.

“Na disciplina de Fotografia, fizemos fotos por videochamadas e aplicativos de conversa. Entre as alternativas e possibilidades, trouxemos o mundo para nossa casa. Em toda essa trajetória, até então, podemos entrar em contato com profissionais que estavam em outros países para participar de aulas, como o ilustrador conceituado Leandro Assis, que mora em Portugal. Montamos uma dinâmica, trazendo convidados, sempre de acordo com os interesses dos estudantes”, explica Beto Macário.

Outro ponto explorado pelo docente no período foi o incentivo na participação de premiações e eventos. O resultado do esforço logo veio com a conquista do primeiro e do terceiro lugar da categoria Estudante do Prêmio do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), além de quatro trabalhos aprovados para a Mostra de Fotojornalismo Universitário da USP.

Dia dos Professores
No Brasil, 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, criado com o intuito de homenagear esse profissional de tão grande importância.
A data foi criada por D. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, publicou uma lei sobre o Ensino Elementar. No que se refere ao desenvolvimento da educação no Brasil, essa lei foi considerada um passo muito importante porque tratou dos objetos de estudo dos alunos e definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental).

O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar com a publicação do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. Na ocasião, o presidente do Brasil era João Goulart.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo