Marx Beltrão vai a Ministério da Agricultura defender saúde animal por meio de controle da venda de medicamentos

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal de Alagoas no Congresso Nacional, reuniu-se em Brasília com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. Na pauta da reunião, um tema importante para a saúde de cães e gatos no Brasil: a possível revisão da forma de comercialização de medicamentos hormonais (progestinas) sem controle de receita veterinária em todo o país, vendidos com o intuito de se evitar a reprodução de cadelas e gatas.

Desde julho de 2020, Beltrão é o presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos Animais da Câmara dos Deputados. O deputado federal alagoano coordena em Brasília um grupo de mais de 200 parlamentares, entre senadores e deputados, em busca da aprovação de medidas em defesa da causa animal.

Na reunião, Marx e o secretário executivo discutiram a possibilidade de formas de controle da venda destes medicamentos, com o intuito de preservar a saúde de cães e gatos. O uso destas drogas pode estar relacionado ao acometimento de várias doenças, com maiores prejuízos à espécie felina, a exemplo da Hiperplasia Fibroepitelial Mamária.

“É preciso avaliar a necessidade de se rever a legislação que trata da comercialização destes medicamentos, além de atualização das recomendações dos fabricantes e assim garantir segurança comercial através da controle médico-veterinário. Nosso objetivo é evitar o sofrimento e prezar pela vida dos animais diante do uso indiscriminado destas medicações, já que o meio mais seguro e eficaz para evitar o nascimento de cães e gatos é com a cirurgia de castração, política pública necessária ao equilíbrio sanitário e ao bem estar animal” afirmou Marx Beltrão acerca do tema do encontro.




Botão Voltar ao topo