Marx Beltrão quer MEC aumentando investimentos em educação agrícola

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, protocolou na Câmara dos Deputados, em Brasília, um requerimento de Indicação destinado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. O documento solicita o aumento nos investimentos voltados à educação agrícola em todo o país.

“O Brasil vive um contraste: é um dos grandes produtores rurais do mundo, mas no campo da agricultura familiar, de subsistência, ou ainda no contexto dos pequenos produtores, temos uma lacuna imensa na formação de mão de obra qualificada para a otimização da produção agrícola”, afirmou o deputado ao Repórter Maceió.

“Com especial atenção ao Nordeste, pela carência de recursos e sobretudo porque acreditamos que a Região possui um enorme potencial a ser explorado, é preciso incentivar, estimular os estudantes das regiões rurais a se desenvolverem nos estudos agrícolas, seja para a formação em cursos técnicos, seja para os cursos de nível superior, em ciências agrárias, mediante incentivo financeiro do Governo Federal”, afirma a indicação protocolada pelo parlamentar, com destino ao Ministério da Educação.

Levantamento feito pelo governo federal mostra que a agricultura familiar tem um peso importante para a economia brasileira. Com um faturamento anual de US$ 55,2 bilhões, caso o país tivesse só a produção familiar, ainda assim estaria no top 10 do agronegócio mundial, entre os maiores produtores de alimentos.

De acordo com o último Censo Agropecuário, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

“Portanto, capacitar os profissionais que estão atuando no campo é essencial. Precisamos de mais cursos e atividades de qualificação em ciências agrícolas, seja em nível técnico, seja em nível superior. Nossa agricultura é muito forte e importante, mas tem tudo para dar um salto ainda maior em termos quantitativos e qualitativos. Para isso, capacitação nesta área é vital”, concluiu Marx.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo