Marx Beltrão participa de leilão em SP e destaca crescimento para o turismo com privatização do aeroporto de Maceió

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, participou na manhã desta sexta-feira (15) do leilão de privatização do aeroporto Zumbi dos Palmares. O leilão foi vencido pela empresa AENA, operadora dos aeroportos da Espanha. A empresa participa a gestão de aeroportos em 17 países e é a primeira do mundo em termos de número de passageiros, com mais de 743 milhões de pessoas circulando em seus terminais nos últimos 3 anos.

O parlamentar comemorou a desestatização do terminal de Maceió, e afirmou que venda do aeroporto representa um grande e decisivo passo para o desenvolvimento do turismo em Alagoas. O governador Renan Filho (MDB), o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB) e membros do governo de Alagoas também estiveram presentes no leilão, ocorrido em São Paulo na B3, bolsa de valores de São Paulo.

“Com a privatização, a expectativa é que sejam feitos investimentos na modernização do aeroporto Zumbi dos Palmares e, especialmente, que seja feito um trabalho consistente de captação comercial de vôos para nosso estado. Esperamos que haja um incremento de passageiros de 10% por ano no nosso aeroporto. A AENA é uma das maiores operadoras de aeroportos do mundo, operando os terminais da Espanha. Queremos mais vôos, passagens mais baratas e maior fluxo de visitantes em Alagoas”, afirmou Marx Beltrão.

A espanhola AENA arrematou o lote de aeroportos, no qual estava incluído o Zumbi dos Palmares, por R$ 1,9 bilhão. Os investimentos previstos para o aeroporto de Maceió com a privatização são de R$ 450 milhões. Juntos os aeroportos que formam os três blocos leiloados hoje respondem por 9,5% do mercado doméstico (20 milhões de passageiros por ano).

No bloco Nordeste, foram leiloados os aeroportos de vocação turística Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa e Campina Grande (ambos na Paraíba). No bloco Sudeste, foram concedidos aeroportos que atendem especialmente a indústria de petróleo e gás: Vitória (ES) e Macaé (RJ). No bloco Centro-Oeste, estiveram em negociação os aeroportos que atendem o agronegócio no Mato Grosso: Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo