Marx Beltrão leva à Câmara investigação sobre falsos diplomas

A Câmara dos Deputados deve iniciar investigação sobre o golpe dos diplomas falsos que prejudicou milhares de estudantes alagoanos. O pedido para investigação partiu do deputado federal Marx Beltrão e será encaminhado à Comissão de Educação da casa parlamentar. Os trabalhos da Comissão devem se iniciar na próxima semana, após a posse dos deputados federais.

“Este golpe prejudicou, humilhou e acabou com o sonho do ensino superior de milhares de pessoas, em especial no interior de Alagoas. São jovens, ou pais e mães de família, que investiram recursos em instituições não credenciadas pelo MEC e que, após a conclusão dos ‘cursos de nível superior’, receberam diplomas sem nenhuma validade. Vamos mobilizar a Câmara para punir os culpados” disse o deputado ao Repórter Maceió.

Os prejudicados com os falsos diplomas vêem reivindicando seus direitos e se articulando em um movimento chamado Diploma Legal. O caso foi levado à televisão neste final de semana pelo programa Fantástico, da TV Globo. “Já fui contatado por diversos membros do movimento Diploma Legal e vamos levar a pauta destes estudantes para a Câmara imediatamente. Nosso objetivo é acionar o MPF, a PF e até o Conselho Nacional de Educação denunciando este crime” disse Marx Beltrão.

Em Alagoas, a fraude ocorreu por meio de “grupos educacionais” sem registro no MEC, que chegavam aos municípios sob vários nomes – Faisa, Funeso, Fadire e Iderc são alguns deles. Os alunos pensavam que estavam fazendo curso superior, mas na verdade eram apenas cursos de extensão. E estes cursos não emitem certificado de graduação. Na maioria dos casos os estudantes até recebiam o diploma, porém estes certificados eram nulos de validade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo