Marx Beltrão comemora início de vacinação e afirma que “vacina traz a certeza de salvarmos vidas”

O Ministério da Saúde começa a distribuir, nesta segunda-feira (18), quase 6 milhões de doses da CoronaVac para todos os estados e o Distrito Federal. Os estados poderão iniciar as campanhas de vacinaçãoj a partir das 17h (horário de Brasília). Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas no estado de São Paulo, segundo o governo estadual.

Nesta mesma segunda-feira, após a primeira brasileira ser vacinada em São Paulo, o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD), comentou a importância do início da imunização em território nacional. “Esperança e trabalho. A derrota do vírus está cada vez mais perto. A imunização é a garantia mais rápida e eficaz para que tudo volte ao normal o quanto antes. A vacina traz a certeza de salvarmos vidas. A vacina dá segurança para o Brasil se recuperar. Temos muito trabalho pela frente. Não temos tempo a perder e precisamos fazer o futuro agora”, afirmou o parlamentar.

Os primeiros voos sairão de São Paulo para o Distrito Federal e para as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. A distribuição das vacinas será feita com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigeradas. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo.

Depois que as vacinas forem entregues aos estados, os governos estaduais serão responsáveis por levar as vacinas até os municípios, em parceria com o Ministério da Defesa. A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo