Mais de 4,7 mil municípios aderem à programa de qualificação

Com o objetivo de qualificar agentes de saúde de todo o país, o Programa Saúde com Agente já conta com a adesão de mais de 4,7 mil secretarias municipais de saúde, representando mais de 80% das cidades brasileiras. A iniciativa do Ministério da Saúde oferta cursos para o fortalecimento dos serviços prestados no âmbito da Atenção Primária.

São oferecidas qualificações técnicas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A adesão deve ser feita pelos secretários de saúde dos estados, municípios e Distrito Federal diretamente no sistema do Ministério da Saúde. O prazo final para participar da iniciativa é sexta-feira (4).

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, destaca que a alta adesão ao programa demonstra a credibilidade e importância da iniciativa. “As atividades desempenhadas por esses profissionais fora das unidades de saúde permitem um cuidado mais humano e acolhedor, o que é fundamental para ampliarmos o acesso da população aos serviços de saúde.”

Mayra afirma que esses profissionais que entram nas residências da população estabelecem laços de confiança com os cidadãos e representam a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Por isso, precisamos investir na formação técnica dos agentes, levando em consideração as novas competências e habilidades.”

A região Nordeste lidera o ranking de adesão desde o lançamento do edital, em 29 de abril, com 1.751 municípios participantes. Sudeste vem em seguida, com 1.260; Sul, com 873; Centro-Oeste, com 426; e Norte, com 427 municípios integrados ao programa.

Aos estados e municípios que aderirem à iniciativa será garantido incentivo financeiro de apoio às ações do programa por meio de repasses fundo a fundo. Os recursos deverão ser utilizados para custeio dos preceptores do curso e para cobertura de despesa pedagógica necessária às atividades educacionais desenvolvidas durante a capacitação.

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos no endereço eletrônico saudecomagente@saude.gov.br ou pela Central de Teleatendimento do Ministério da Saúde – Disque Saúde 136.

Com informações do Ministério da Saúde

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo