Luísa Sonza sobre Luan Santana: ‘Primeiro artista a me apoiar de verdade’

Nesta terça-feira, 09 de agosto, será lançado, às 21h30, o clipe “Coração Cigano”, parceria entre Luan Santana e Luísa Sonza, que vai estar dentro do projeto “Luan City”, novo álbum e DVD do artista sertanejo, que chega pouco antes nas plataformas digitais, às 21h. Com uma melodia calma e doce, a canção promete explorar novas facetas dos cantores.

Em coletiva de imprensa, na qual OFuxico, Luan e Luísa comentaram sobre o projeto, com o astro o comparando ao seu disco “Viva”: “A gente notou com o ‘Viva’, feito pré-pandemia, que as coisas mudam rápido muito tempo, mas não podemos perder nossa essência. Por isso, vejo muitas semelhanças com o ‘City’, só que o álbum atual é mais comercial, enquanto o ‘Viva’ explorava novas possibilidades”.

Sobre “Coração Cigano”, o cantor falou: “Eu via um ambiente muito frio na pandemia, e quando foi voltando, as pessoas ficaram quentes, senti isso, e isso reflete no disco, que é mais caloroso, mais orgânico e humano. O som combinou com esse momento, do povo mais caloroso, se abraçando nos shows”.

SURGIMENTO DA PARCERIA

Questionado sobre o motivo de chamar Luísa, Luan explicou: “Soma muito profissionalmente e pessoalmente. A Luísa é do Sul, cuja cultura musical é muito forte. A música que fazemos sempre reflete de onde viemos, e quando entramos em contato com coisas diferentes, a gente se expande também”.

“A Luísa tem muito conhecimento em pop e funk, mas quando trazemos ela para cantar algo mais calmo e doce, com várias notas, conhecemos uma nova faceta dela”, afirmou ele. “A gente ‘namora’ um feta desde a live com a Giulia Be. Acabei compondo essa música quando ‘Señorita’ explodiu, e ao perceber o ritmo quente, a melodia sensual e romântica, falei: combina com a Luísa! Namora com pop, sertanejo, arrocha, foi a escolha perfeita”.

“Gravamos a voz dessa música há muito tempo, e ficávamos ouvindo muito antes do lançamento, inclusive os amigos cobravam (risos). Tivemos ideias para clipe, mas ai veio o ‘City’ e sabia que o público ia amar a gente junto no palco, então nem precisamos”, contou Santana.

Luísa reafirmou a aproximação entre os dois: “A gente se conhece há muito tempo, então eu tenho certeza de que ele saberia notar como eu casaria bem com essa canção. Ele foi o primeiro artista que me abraçou de verdade, que me apoiou. Nossa relação é antiga, então ele com certeza percebeu o potencial da minha participação”.

“É muito importante ser apoiada por alguém que tem mais tempo de carreira que você. Luan tem 15 anos e eu tenho 5, e ele sempre esteve do meu lado, me apoiando como falei, fosse profissional ou pessoal, e isso me deu muita força. Quando o pessoal está solido, o profissional avança, e estar em um projeto de alguém que me apoiou é surreal”, garantiu Sonza.

VERSATILIDADE EM PESSOA

Aproveitando a deixa, Luísa Sonza então comentou sobre sua versatilidade artística e como é estar no sertanejo, um gênero fora do pop e do funk, os seus mais habituais de se trabalhar: “Me vejo como uma cantora de baile que canta todo tipo de música, essa é minha raiz e demorei para entender isso. Aliás, nem todo mundo entende, mas o cantor de baile canta qualquer coisa, ele segue o pedido do público”.

Sobre cantar em mais gêneros, ela declarou: “Sertanejo já estou investindo, além do Luan, muitos amigos eu converso para lançar coisa. Mas não vejo se há algum gênero em específico, talvez o Rock (que devo explorar de alguma forma), mas quero explorar mais os gêneros que já aposto na minha carreira. Gosto dessa mistura, como disse, sou cantora de baile, eu quero cantar aquilo que fizer sentido onde eu estiver”.

“Foi o melhor momento para lançar ‘Coração Cigano’, pois veio logo após ‘Cachorrinhas’. Eu gosto de lançar faixas muito diferentes entre si em períodos próximos, pois além de mostrar minha versatilidade, elas não competem entre si. Não há como comparar ‘Coração Cigano’ com ‘Cachorrinhas’, são muito diferentes, e ambas poderão ser aproveitadas por completo”, garantiu Luísa Sonza.

PLANEJAMENTOS PARA O SINGLE

Como Luan Santana e Luísa Sonza fizeram questão de ressaltar, “Coração Cigano” surgiu há um bom tempo, e está sendo muito esperada para ser liberada não só pelos fãs, mas também por eles. “O tanto que eu e minha família infernizávamos o Luan para lançar não tá escrito (risos)”, brincou Luísa.

Luan então discorreu sobre o porquê de a canção ser liberada nesta época: “Eu via necessidade dessa música ser lançada ao vivo. É o tipo de música que você canta no chuveiro, antes de dormir, a batida dela pega fácil. Melhor ainda é que ela possui cinco histórias e momentos diferentes, mas ainda é chiclete, e eu queria o pessoal cantando junto com a gente, então precisava ser no momento certo, por isso a demora”.

O cantor ainda afirmou: “O pessoal está esperando essa música há tanto tempo que não pode morrer aqui”. “Deixa que na próxima vez, eu te chamo”, disse a artista. Os dois ainda prometeram muitas performances ao vivo da música!

luisa sonza cantando abraçada com luan santana em show
Coração Cigano veio para ficar! (Foto: Reprodução/Instagram @luisasonza)

PROCESSO CRIATIVO E DE COMPOSIÇÃO

Questionados sobre o processo de composição e criativo que levam em suas vidas, tanto o cantor quanto a cantora contaram seus respectivos lados. Luan revelou: “Quando escrevo uma música, quero trazer o público para dentro da história. Não existe exatamente um tema mais fácil ou difícil de escrever, pois você se coloca em um papel de algo que você está sentindo, e vai imaginando as pessoas querendo cantar aquilo, que elas se identifiquem com o que está sendo cantado/escutado. O caminho é deixara aflorar a verdade”.

Luísa contou: “Eu comecei a compor mais tarde. Comecei a cantar com sete anos, e a compor com 16/17 nos. Eu tinha vergonha de mostrar as letras para as pessoas e de me sentir compositora, fui perdendo esse medo. Fui entendo que eu era uma pessoa muito pessoal escrevendo. Dificilmente vou lançar algo que eu não participei de alguma forma, apesar de alguns casos esporádicos”.

“[…] O Doce 22 comecei a escrever como se fosse uma carta que eu nunca enviaria. Eram as conversas que tinha com a minha mãe e eu transformava em música. Eu escrevia o que eu sentia sempre em algum lugar. Escrevia, fazia alguma coisa, e voltava a escrever”, expôs a musa pop.

“Eu componho assim, componho durante meu dia o ano inteiro. Quando chega os campings, eu amo compor em grupo, pois a chance de sair algo ruim diminui com os pitacos. Prefiro estar com uma ou duas pessoas do que sozinha, mas geralmente chego com a música ou história encaminhados”, completou Sonza.

TENDÊNCIAS DO MERCADO

Por conta de serem verdadeiros hitmakers, ambos os artistas foram questionados sobre como saber lançar um hit atrás do outro, e eles novamente ressaltaram que curtem trabalhar em algo que acreditam verdadeiramente e que acreditam que conversará com o público.

Apesar de algumas ferramentas contribuírem para o sucesso de uma música, como o TikTok, os dois compartilham a opinião que ele não deva ser a prioridade. “É muito importante para fazer sucesso seguir a tendência do momento. Apesar de minhas coreografias serem complexas para o TikTok, eu imagino quando uma delas vai fazer sucesso por lá. ‘Cachorrinhas’ eu sabia que ia bombar, mas não fiz ela pensando nisso”, declarou Luísa..

“Quer me irritar, é chegar na criação e falar: ‘Vamos fazer um hit’. Odeio isso! Primeiro temos que fazer uma música, isso que é importante, o resto deve vir naturalmente, e você deve creditar no seu projeto desde o primeiro momento. O artista tem que entregar a essência dele, isso é o que ele tem a oferecer”, garantiu Sonza.

“O TikTok para mim é mais uma plataforma. Se a música estiver ali, acho bacana, mas não faz parte da minha vida, não me identifico. Claro, que se estiver lá, vou comemorar, afinal, atingimos mais pessoas do que apenas os iguais a mim”, apontou Luan Santana.

selfie de luisa sonza e luan santana
Luan Santana e Luísa Sonza possuem visões similares sobre o mundo da música (Foto: Reprodução/Instagram @luansantana)

15 ANOS DE CARREIRA E ADMIRAÇÃO MÚTUA

Um ponto interessante citado tanto pelos presentes quanto pela própria Luísa, é o fato de Luan Santana estar em uma época comemorativa de 15 anos de carreira, e ele contou o que falaria para sua versão mais jovem: “Eu falaria para o Luan de 15 anos atrás ter mais calma, não se afobar e sair fazendo as coisas como se fosse algo definitivo, pois tudo muda com o tempo. Eu falaria para ele ter calma, afinal, eu tinha apenas 17 anos”.

Ainda, foi relembrada a promessa que ele fez a uma santa de que, se ele batesse um certo número em sua carreira, deveria subir as escadarias de uma igreja. O sucesso dele foi tão grande que promessa foi cumprida dois anos depois, apesar da escadaria ser árdua.

Por fim, quando a coletiva estava se encerrando, Luan Santana aproveitou para elogiar Luísa Sonza mais uma vez: “Quero deixar registrado o carinho que tenho pela Luísa, e a felicidade em ter ela em um projeto meu.

“Quando nos encontramos anos atrás em um quarto de hotel e começamos a tocar nossas violas, eu vi sua doçura e seu talento, e sabia que não ia demorar para o Brasil valorizar você. Sou apaixonado pela sua vida e por ela fazer parte da minha. Quero agradecer em nome do Brasil inteiro pelo seu talento”, garantiu ele.

“Amo muito você, sua vida. Que honra fazer parte de mais um projeto Seu. Estarei com você sempre, conte comigo na sua vida profissional e pessoal. Você é mar”, concluiu a cantora, retribuindo o carinho.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo