Lançamento: livro conta a história de 38 anos de eleições em Alagoas

A cerimônia de lançamento acontece nesta sexta-feira, (01), no Farol

O livro Eleições em Alagoas – 1978 a 2016, escrito por Marcelo de Melo Bastos, conta a história das 20 últimas eleições que aconteceram no estado. Ele reúne fatos importantes e fotos das eleições, inclusive, da época em que a urna eletrônica ainda não era utilizada. Revelando, em número, os votos dados aos candidatos eleitos em todos esses anos.

Tudo começou quando Marcelo tinha 10 anos de idade e sua mãe concorreu a vereadora em Capela, sua cidade Natal, em 1976. Ele acompanhou a sua primeira eleição com uma caderneta de anotações, tomando nota de voto por voto, já que naquela época a urna eletrônica ainda não existia. Contabilizou os votos de sua mãe, totalizando 258 votos, ela foi eleita.

Desde aquele ano, Marcelo alimentou o sonho de publicar um livro relatando as eleições que ocorriam no estado, e, por isso, acompanhou eleição após eleição, para que um dia pudesse contar colocá-las em um livro.

O sonho se concretizou 40 anos depois das primeiras anotações. Sonho esse que motivou seu crescimento como pessoa durante todo esse tempo.

Além de suas preciosas anotações, o livro conta com informações do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, com fotos e fatos de jornais da época. Os números das eleições foram consultados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Todas essas informações e pesquisas foram organizadas em um período de seis meses. Do processo de escrita até o envio para a editora.

O livro se revela um grande tesouro para sociedade política alagoana, onde mostra em detalhes a ascensão e declínio de alguns políticos através das eleições, como também a sucessão do poder de geração a geração.

A solenidade de lançamento do livro será nesta sexta-feira, (01), às 19h, na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL), na rua Cônego Machado, n° 1061, Farol. A cerimônia ainda contará com uma exposição de fotos dos últimos 40 anos de eleições e jingles de campanha. A entrada é aberta para todos os públicos.

*Estagiária

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo