LÂMPADAS DE LED: alagoanos economizaram quase R$ 300 mil na conta de luz

Pequenas mudanças dentro de casa, como trocar as lâmpadas antigas por novas e com tecnologia LED, podem ter impactos relevantes no consumo de energia no final do mês. E foi com esse tipo de atitude que os alagoanos conseguiram economizar quase R$ 300 mil na conta de luz em 2020. Por meio do projeto E+ Comunidade da Equatorial Energia Alagoas, mais de 18 mil lâmpadas obsoletas foram substituídas gratuitamente.

A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Patrícia Moraes, explica que a economia obtida com a substituição das lâmpadas corresponde a 390 mil KWh, energia suficiente para abastecer o município de Coqueiro Seco por um mês. Além disso, a ação tem um grande impacto ambiental já que os equipamentos trocados são destinados para um descarte ecológico.

“As lâmpadas fluorescentes são compostas de mercúrio e quando descartadas inadequadamente podem ocasionar a contaminação do solo, da água e do ar. Já as lâmpadas LED, além de mais econômicas e com maior vida útil, proporcionam maior luminosidade e ao serem substituídas não contaminam o meio ambiente”, aponta a gerente.

Patrícia explica ainda que o meio ambiente também é beneficiado com a redução do consumo de energia, já que há uma diminuição na demanda pela energia proveniente das termoelétricas, na qual a queima dos combustíveis fósseis, utilizados para obter esta energia, causa muita poluição.

As ações aconteceram ao longo do ano passado em 14 municípios de Alagoas. Cada cliente tinha direito a trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas por lâmpadas de LED. Para efetuar a troca era preciso ser o titular da conta de luz, estar em dia com a empresa e levar as lâmpadas antigas e em funcionamento para receber as novas.

E+ Comunidade

As ações de trocas de lâmpadas fazem parte do projeto E+ Comunidade e tem como objetivo ações de Eficiência Energética como a substituição de lâmpadas ineficientes, palestras, ações sociais, cadastro na tarifa social e relacionamento com líderes comunitários no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo