Juiz Sérgio Moro está sendo ameaçado de morte após levar Lula a depor na PF

noticia_4242666

O presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal no Paraná, Algacir Mikalovski, declarou em entrevista ao jornal Correio Braziliense, na manhã desta terça feira, dia 8, que o juiz Sérgio Moro está sendo vítima de constantes ameaças de morte. Tais ameaças se intensificaram depois que a nova fase da operação, conduzida pelo magistrado, voltou-se contra o ex-presidente Lula. As constantes investidas contra a vida de Moro, tornaram-se tão intensas, que a própria PF teve que montar um esquema de segurança com vários policiais que zelam pela integridade física do juiz.

A decretação da nova fase da Lava Jato e as ameaças contra Moro
O início conturbado da vigésima quarta fase da Lava Jato, que agora volta-se contra Lula, também representa uma nova questão que a Justiça e a PF deverão enfrentar. O fato é que, depois da última sexta feira, dia 04, quando Lula foi conduzido por medida coercitiva, a própria Polícia Federal teve que reforçar o aparato de segurança em torno de Sérgio Moro.

Ameaças e insultos estão sendo feitas a todos os policiais envolvidos na Lava Jato
As ameaças estenderam-se a outros policias que participaram da operação e também estão sendo vítimas destes episódios. Apesar do próprio superintendente da PF não ter se manifestado sobre o assunto, o presidente do Sindicato adiantou-se em tomar medidas que visam proteger e até inibir tais ameaças. Ações por danos morais já foram impetradas na Justiça contra autores de ameaças a delegados federais, por meio das redes sociais. Além da Superintendência, a própria Justiça Federal ainda não veio a público para opinar sobre o problema.

Com relação ao magistrado, Mikalovski afirmou que, as medidas de segurança adotadas, foram postas em prática sem o pedido de Moro. A proteção da integridade física do juiz é uma obrigação da própria PF, pois as ameaças já foram previamente detectadas. Elas são graves e partiram inclusive das redes sociais, com maior ênfase no Twitter e no Facebook. O aparato de segurança dos policiais federais é composto por um grupo de homens que se revezam, em regime de plantão, na segurança do condutor da Lava Jato.

Sem citar nomes ou associar a autoria dos crimes de ameaça a partidários petistas ou pessoas ligadas ao ex-presidente, o delegado deixou bastante claro que, o trabalho desenvolvido pela PF, se baseia somente em cima de fatos, mesmo que estes venham a apontar para certos indivíduos.

Agências

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo