Jan De Nul faz visita técnica ao Porto de Maceió

A obra era esperada há mais de 30 anos pela comunidade portuária alagoana

Nesta terça-feira (31), a empresa belga, Jan De Nul, vencedora da licitação que realizará a  dragagem de aprofundamento que inclui o canal de acesso, a bacia de evolução e os berços do Porto de Maceió, realizou uma visita técnica ao local.

A obra, que vai expandir o Porto de Maceió para 11 metros de profundidade, irá aumentar em 30% a capacidade do escoamento de cargas e facilitar a atração de navios de cruzeiros marítimos, é aguardada há mais de 30 anos pela comunidade portuária. A dragagem vai possibilitar uma grande movimentação econômica no estado, como a contratação de mão-de-obra.

O aumento de 30% da capacidade do porto proporcionará a redução de custos e rapidez nas operações dos navios graneleiros, que vão passar da média atual de 40 mil Toneladas por Porte Bruto (TPB) para até 60 mil TPB. O que, por si só, é um ganho bastante significativo, já que, atualmente, o Porto de Maceió é o maior exportador de açúcar de toda a região nordeste.

O valor investido para contratação da empresa Jan De Nul foi de R$ 31,7 milhões, o contrato foi formalizado no dia 11 de outubro deste ano, pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA), com assinatura do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e do Ministro do Turismo, Marx Beltrão, o segundo como testemunha.

A partir da assinatura, o contrato entra em vigência, e o prazo para execução da obra de dragagem pela empresa belga é de 13 meses. As obras estão previstas para serem iniciadas em janeiro de 2018, e o prazo final para ser entregue é de 6 meses.

A empresa

A empresa Belga Jan De Nul é, atualmente, a líder no mercado de dragagem marítimas; e no mercado de offshore de petróleo, gás e energias renováveis. E também possui grande prestígio no mercado de engenharia civil.

O grupo de renome internacional, é responsável por grandes obras marítimas realizadas no mundo, como a construção da segunda pista de aterragem do aeroporto de Brisbane, na Austrália, e também a construção do segundo Canal de Suez, no Egito.

A frota de dragagem do grupo Jan De Nul é resultado de uma política de investimentos em equipamentos próprios, dos mais modernos e mais diversificados. A frota inclui diversas dragas de sucção e navios de instalação polivalentes dos mais potentes do mundo.

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