Iphan lança ação de incentivo a literatura do cordel em Alagoas

Com o objetivo de promover a Literatura de Cordel, registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2018, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan-AL) lança a ação cultural Alagoas em versos de cordel. Desenvolvida para as redes sociais, a campanha convida os internautas a escreverem versos no estilo literário do Cordel sobre o Patrimônio Cultural de Alagoas.

Os interessados em participar deverão enviar versos de sua autoria com temas como monumentos, centros históricos, comunidades tradicionais ou manifestações culturais que registrem a diversidade do Patrimônio Cultural em Alagoas. A ação terá início na próxima segunda-feira, 21 de outubro, às 8h, e será concluída no mesmo horário da sexta-feira, 25 de outubro.

Os inscritos devem ter idade mínima de 15 anos, possuir perfil na rede social Facebook e, obrigatoriamente, curtir a página do Iphan do Iphan-AL. O material deverá ser encaminhado ao e-mail [email protected] O corpo do e-mail deve conter as informações básicas e termo de autorização (modelo simples) como constam no regulamento.

Os conteúdos serão compartilhados na página do Facebook do Iphan-AL. O autor do cordel com o maior número de curtidas e reações será contemplado com 01 box da edição 2019 da Revista do Patrimônio, composta por 2 volumes; 01 volume do Dossiê de Registro da Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira; 01 volume do Dossiê de Candidatura a Patrimônio Cultural do Mercosul da Serra da Barriga; e 01 agenda do Iphan 2019.

O vencedor fará parte de uma matéria jornalística que será publicada no site do Instituto. O anúncio do vencedor será realizado na mesma plataforma, no dia 31 de outubro, data da abertura da 10º edição da Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar).

Flimar 2019

Com o tema “Patrimônio e Literatura”, a Flimar debaterá a importância da preservação do patrimônio por meio de práticas literárias e culturais. A feira acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, em Marechal Deodoro (AL).

A programação do evento combina apresentações literárias, shows, palestras, oficinas, mesas de discussões, desfiles de moda, feira de livro e artesanato, folclore e cultura. Representantes do Iphan participarão de diferentes mesas-redondas sobre o patrimônio de Marechal Deodoro.

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em setembro de 2018 e pode ser observada em várias regiões do país. A prática está relacionada não apenas ao gênero literário, mas também a um veículo de comunicação, ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cordelistas.

Inserido na cultura nacional em fins do século XIX, o cordel é elemento constituinte da diversidade cultural brasileira, com contribuições das culturas africana, indígena, europeia e árabe. Conjugando tradições da oralidade, da poesia e das narrativas em prosa, o bem cultural se constituiu como uma relevante forma de expressão da nossa sociedade.

Cronograma

21 de outubro, às 8h – Lançamento da ação Alagoas em versos de cordel
25 de outubro até às 8h – Encerramento do recebimento das inscrições
25 de outubro a 30 de outubro, às 18h – Votação na página do Iphan-AL
31 de outubro – Anúncio do resultado

Modelo de termo de autorização (colar ao corpo do texto enviando por e-mail)

Eu,________, comunico para os devidos fins que autorizo o uso dos versos que seguem, em anexo, nesta mensagem, bem como de seus créditos, para sua veiculação nas redes sociais do Iphan e do Iphan-AL, no sítio eletrônico do Iphan e outros canais de veiculação gerenciados pelo Instituto. Informo, igualmente, que estou de acordo com os termos definidos para a candidatura à participação na ação cultural “Alagoas em versos de cordel”, promovida pelo Iphan no segundo semestre de 2019.