Investimento em tecnologias moderniza transportes e trânsito em Maceió

Com o objetivo de modernizar o sistema de transportes e otimizar as operações de fiscalização na malha viária de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) passou a utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar os trabalhos do órgão e estar cada vez mais próxima da população. Durante a gestão do prefeito Rui Palmeira, o órgão implantou a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento, lançou os aplicativos SMTT Maceió – NOI Cidadão e CittaMobi e ampliou a biometria facial nos coletivos urbanos.

Em 2019, a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento foi implantada em diversas ruas e avenidas de Maceió com o intuito de reduzir o número de acidentes, proporcionar mais segurança viária aos condutores e pedestres, além de melhorar o fluxo de veículos nos principais corredores de transportes da capital. Com a chegada da fiscalização pelo videomonitoramento, a SMTT também inaugurou o novo e moderno Núcleo de Operações Integradas (NOI). O espaço possibilita que os agentes de trânsito fiscalizem remotamente as irregularidades que são cometidas diariamente pelos condutores infratores e permite, ainda, que as equipes tenham uma visão macro do que acontece em tempo real nas vias da cidade.

Outra novidade implementada pela SMTT em benefício da população foi o lançamento do aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, que está disponível de forma gratuita para os maceioenses que possuem um smartphone com o sistema operacional Android. Através da ferramenta tecnológica, os cidadãos podem reportar em tempo real acidentes de trânsito com vítimas e sem vítimas, interferências nas vias (animal na pista, buracos na rua, postes e árvores caídos), informar sobre semáforos defeituosos, óleo na pista, veículo quebrado, estacionamento irregular, além de solicitar sinalização para o seu bairro. Baixe aqui.

Desde que o serviço foi disponibilizado aos maceioenses, mais de dois mil downloads foram realizados e os agentes de trânsito do órgão já atenderam mais de 7.229 chamados feitos pela população. “O mundo está mudando e a tecnologia avança cada vez mais. Nesse sentido, é imprescindível se adequar a esse novo momento para facilitar o dia a dia dos cidadãos maceioenses. Por exemplo, ao solicitar o apoio das equipes para uma ocorrência de trânsito pela tela do celular, todo o processo é facilitado, já que a SMTT recebe a localização exata e encaminha imediatamente a viatura mais próxima do local. Com certeza o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão chegou para ficar e para agilizar ainda mais o tempo-resposta aos chamados da população”, explicou Dário Cesar Barbosa, superintendente da SMTT.

Já em relação aos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a SMTT seguiu investindo em tecnologia e aderiu, em 2018, a Biometria Facial para coibir fraudes e fiscalizar o uso indevido dos cartões Bem Legal. Com a ferramenta, o órgão passou a garantir que apenas os titulares da bilhetagem eletrônica que têm algum tipo de desconto na tarifa, a exemplo dos Cartões Bem Legal Escolar, Especial e Especial com Acompanhante, desfrutem do benefício, impossibilitando assim o uso por terceiros. Atualmente, 90% da frota dos ônibus urbanos possuem a Biometria Facial.

Outra ferramenta tecnológica lançada pela Prefeitura de Maceió durante a gestão do prefeito Rui Palmeira foi o CittaMobi. O aplicativo, que é um marco na mobilidade urbana, facilita o dia a dia da população, pois indica os pontos de embarque e desembarque mais próximos do usuário de ônibus, informa os horários e as linhas que passam pelo local, o percurso que o ônibus faz pela cidade e a localização do coletivo em tempo real via GPS.




Botão Voltar ao topo