Instituto de Identificação retoma atendimento ao público nesta terça (13)

Após 19 dias, o  Instituto de Identificação e seus postos de atendimento nas Centrais Já! voltam a funcionar a partir desta terça-feira (13). As unidades estiveram paradas para a implantação do sistema de emissão da nova Carteira de Identidade. Neste retorno aos trabalhos, o horário de atendimento ao público será ampliado.

Agora, o Instituto trabalha com um novo sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis), que registra as digitais e também o rosto dos cidadãos. Esse sistema estará disponível nos 30 postos de atendimento espalhados por todo o estado.

“Todos os postos estão informatizados. Na sede, Centrais Já de Atendimento o número de guichês foram aumentados e o horário foi ampliado, passando todos os postos a funcionar das 08 às 17 horas”, explicou o superintendente do órgão, Roney Presbítero.

Por sua vez, a maior novidade é a implantação do novo modelo nacional de carteiras de identidade (CI) estabelecido pelo decreto 9.278/2018. Essa mudança busca alinhar os serviços de Identificação do país com um único padrão de documento, onde o usuário poderá optar por acrescentar uma série de informações como nome social, e número de outros documentos como CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social, e CNH.

“Alagoas conseguiu implantar o novo modelo antes do prazo previsto pelo Governo Federal. Mas, vale ressaltar que a carteira antiga ainda é valida em todo o território nacional, e a sua substituição irá acontecer naturalmente e gradativamente, a partir do momento em que população for solicitar uma segunda via quando necessário, ou seja, em casos de extravio, rasuras, roubo, e furto”, esclareceu Presbítero.

Para reabrir os postos, o consórcio formado pelas empresas Thomas Greg e Viasoft Soluções capacitou todos os atendentes, os papiloscopistas e os profissionais da gráfica responsável pela emissão da 1ª e 2ª via do documento. Novos equipamentos também foram instalados em todas as unidades para garantir segurança dos dados e maior velocidade na emissão do documento.

13/08/2019



Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *