INSTABILIDADE DE SOLO: secretário nacional visita áreas afetadas

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, realizou, nesta segunda-feira (13), uma visita técnica nos bairros afetados pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração, segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Com o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o secretário acompanhou de perto a evolução do processo de subsidência que afeta os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Segundo Dinário Lemos, a vinda do secretário Nacional fortalece as ações desenvolvidas em Maceió, uma vez que recentemente o Estado de Calamidade Pública nos bairros afetados pela subsidência foi novamente reconhecido pela Defesa Civil Nacional. “Nós temos o suporte técnico da Defesa Civil Nacional na gestão do maior desastre em atividade no Brasil. Eles participaram da construção da atualização do Mapa de Setorização de Danos e fazem parte da Junta Técnica avaliando os processos de evolução de fissuras e rachaduras nas edificações”, destacou.

A Defesa Civil Nacional tem participação nas ações que envolvem os bairros afetados: participou das discussões que levaram a atualização do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias; faz parte da Junta Técnica; e dá suporte a Defesa Civil de Maceió no maior desastre em atividade no Brasil.

Além disso, a Defesa Civil Nacional está em análise do pedido da Prefeitura de Maceió de solicitação de recursos ao Governo Federal para que seja ofertada à população com recomendação de realocação ajuda de custo, por meio da concessão de Ajuda Humanitária. A medida se fez necessário uma vez que não há resposta, até o momento, sobre o possível atendimento das novas áreas de realocação pelo Termo de Acordo da Desocupação para as Áreas de Risco.

Dinário Lemos e Alexandre Lucas em visita técnica aos bairros afetados pela subsidência. Foto: Ascom Defesa Civil

Na vinda a Maceió, Alexandre Lucas percorreu os bairros afetados pela subsidência, conhecendo a atual realidade do Mutange, Bebedouro, Pinheiro e Bom Parto, já que esteve na capital alagoano em outras oportunidades para discutir ações voltadas as ações da Defesa Civil Nacional na região.

Ainda na tarde desta segunda-feira, o secretário nacional e o coordenador da Defesa Civil de Maceió acompanham a agenda do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na capital.




Botão Voltar ao topo