Inscrições abertas em curso de português para estrangeiros

Por Ascom Ufal

09/04/2021 09h18

– Atualizado em 09/04/2021 às 15h10

Estrangeiros que residem no Estado e que queiram aprender melhor o português, podem se inscrever até o dia 28 de abril no curso ofertado pelo Curso de Letras-Língua Portuguesa do Campus Arapiraca  As atividades são gratuitas e acontecem totalmente on-line via plataforma Google Meet, sempre às terças das 9h às 11h30.

É preciso ter mais de 14 anos para participar. A primeira fase das aulas acontecerá de 4 de maio até 1º de junho. Já a segunda fase, de 22 de junho a 20 de julho.  

Coordenado pela professora Eliane Oliveira, com a participação de estudantes da Fale Arapiraca, o curso deve auxiliar os estrangeiros a melhorarem a qualidade de vida. “De uma forma geral, esses indivíduos poderão ter melhorada a sua qualidade de vida se estiverem aptos a uma interação mais efetiva em língua portuguesa e maior empatia pela cultura, tanto a sua – base para sua apreciação, quanto a brasileira – na qual hoje se insere”, explica a professora.

Além disso, ela diz que para os estudantes de outros países que integram o quadro discente da Ufal ou mesmo de outras universidades, o conhecimento explícito das estruturas linguísticas, das nuances dos textos materializados em gêneros do discurso, da originalidade da fala e o reconhecimento da língua e da cultura como indissociáveis, entre outras especificidades abordadas no curso, resultará positivamente em suas práticas de estudo e de pesquisa e em sua convivência acadêmica e social, de uma maneira ampla.

“Um campo forte no ensino de Português como Língua Estrangeira é requisito para a internacionalização almejada pela Ufal. Portanto, seguindo o que já vem sendo feito por meio da Rede Andifes-ISF na Fale, essa ação visa expandir e fortalecer o campo na Ufal, tanto na extensão, quanto no ensino e na pesquisa”, diz Eliane.

O curso tem colaboração e participação dos grupos de pesquisa DALLT – Letras Arapiraca – e GEDEALL – Fale A.C. Simões.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo