Inclusão marcará o Dia das Pessoas com Deficiência

As atividades acontecerão na Praça Gerônimo Cerqueira, na Praia de Pajuçara. Foto: Ascom Semas

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no próximo domingo (3), será marcado por diversas atividades de inclusão na Praça Gerônimo Cerqueira, na Praia de Pajuçara. O evento é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj) e de Saúde (SMS).

O tema deste ano é “Transformação Rumo a uma Sociedade Sustentável e Resiliente para Todos” e chama a atenção para condições que possibilitam mudanças significativas, rumo à sociedade inclusiva para pessoas com deficiência, conforme previsto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Segundo a coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Semas, Analina Calheiros, será um dia de inclusão, de garantia de direitos. “Não será um dia só de festa e sim de luta. Nesse dia, queremos dar visibilidade a pessoas com deficiência”, ressaltou.

Acontecerão várias atividades esportivas e de lazer adaptadas para crianças e adultos com deficiência, com o Projeto Praia Acessível da Semelj. Os participantes poderão fazer alongamento, dança, judô, capoeira, golbol, basquete de cadeira de roda, aula funcional , cama elástica, stan dup paddle caiaque. Na abertura do evento, acontecerá o Circuito Popular Acessível de Corrida de Rua, às 7.

O Projeto Praia Acessível também realizará banhos de mar assistido na Praia da Pajuçara. Já na área de saúde, serão ofertados serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massoterapia e orientações nutricionais.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992 a fim de estimular uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de relacionados à deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

Ascom Semas

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo