Homenagem aos 80 anos do desembargador José Fernando Lima Souza

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realiza, no dia 24 de julho, o seminário ‘Reflexões sobre o Direito: homenagem aos 80 anos do desembargador José Fernando Lima Souza’. O encontro terá início às 9h, no auditório da Escola, e reunirá autoridades, estudantes, amigos e familiares do desembargador, conhecido como Fernando Tourinho, para um dia de debates e de celebração.

    Para participar, é necessário efetuar inscrição no site da Esmal, até o dia 20 de julho, e realizar a doação, no dia do evento, de uma lata de leite em pó. Os donativos serão encaminhados às vitimas das chuvas em Alagoas.

    Durante a manhã, o ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fará uma palestra com o tema ‘Formação dos magistrados: práticas e perspectivas’.

    Já no período da tarde, acontecerão dois debates. O primeiro será conduzido pelo desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, e abordará o tema ‘Aspectos controvertidos no julgamento da turma ampliada’. Em seguida, o juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima coordenará as discussões sobre ‘Delação premiada’.

    A Esmal, onde a homenagem irá acontecer, está situada na Rua Cônego Machado, nº 1.061, bairro Farol, em Maceió. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (82) 2126-5362.

O homenageado

    Nascido em três de julho de 1937, na cidade alagoana de Major Isidoro, o desembargador José Fernando Lima Souza, foi um visionário, apaixonado pelo conhecimento e pela transformação.

    Na juventude, foi jogador de futebol. Ganhou destaque pela força e habilidade que demonstrava na posição de zagueiro, o que lhe rendeu o apelido de Fernando Tourinho, que o acompanhou por toda a sua vida.

   Sua trajetória após graduar-se em Direito demonstra a extrema capacidade de reinventar-se que o representa. Notável advogado, Tourinho assumiu as funções de promotor, procurador municipal, vereador, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e, finalmente, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), que presidiu nos anos de 2001 e 2002. Foi também presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, de 2005 a 2007.

    Ao presidir o Judiciário estadual, Fernando Tourinho idealizou a ampliação da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), que hoje leva o seu nome, e construiu para ela uma sede própria, pois acreditava no poder da educação para transformar a sociedade.

    Para o desembargador José Fernando Lima Souza, que faleceu em 2014, a busca pelo conhecimento era um prazer. Ajudou a formar, enquanto professor da Universidade Federal de Alagoas, diversas gerações de brilhantes profissionais os quais levam as suas lições, jurídicas e humanas, para todo o país.

Ascom – 20/07/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo