HGE registra ocupação de 90% dos leitos de UTI para Covid-19

O Hospital Geral do Estado (HGE) acolheu mais 620 pessoas na terça-feira (23). Somente a Central de Triagem para Covid-19 realizou 418 consultas médias, 226 pacientes se submeteram ao teste rápido e 88 confirmaram o contágio para no novo coronavírus. No enfrentamento da pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que 90% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Intermediários do hospital estavam ocupados e, quanto aos leitos Clínicos, a taxa de ocupação é de 71%.

Dos 202 doentes que buscaram os serviços na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, 145 casos foram clínicos, 53 foram procedentes de acidentes (42 casuais, seis de trânsito e cinco de trabalho), três alvos de agressões e um ferido por queimadura. As equipes concederam 154 altas médicas, 65 internações, 26 transferências, e levaram 26 pacientes para o centro cirúrgico.

A pediatra Ana Carolina Ruela, frente a tantas dúvidas sobre a ação do novo coronavírus em crianças, alerta que os sintomas nos menores podem passar mais desapercebidos pelos pais e, por isso, é aconselhável que elas não tenham contato com pessoas consideradas de maior risco de desenvolver o quadro grave da doença. Também aconselha que, ao houver piora das condições de saúde, a criança deve ser levada à unidade de saúde mais próxima.

“Sintomas como uma febre, que perdure por mais de três dias, cansaço, dor ou pressão forte na região do peito ou abdômen, devem ser observados com atenção, porque podem ser indicativos de um quadro mais grave e até mesmo da SIM-P [Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica], que, em alguns casos, desenvolve-se após um mês da contaminação pelo novo coronavírus”, informou a médica.

O HGE também é referência em Alagoas no atendimento de urgência e emergência a crianças, com uma porta de entrada exclusiva para elas. Em caso de Covid-19, necessitando de internamento, é possível que o menor fique no hospital, ou que seja encaminhado para outros hospitais que também realizam o tratamento, como Hospital da Mulher (HM), que possui dez leitos pediátricos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo