HEMOAL: unidade Maceió fecha neste sábado (5) para dedetização e Unidade Arapiraca abre para doação de sangue

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no bairro Trapiche, não irá funcionar para coleta de sangue neste sábado (5), em razão da dedetização do prédio. Já a Unidade Arapiraca, situada no Laboratório Municipal, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, funciona normalmente, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Mas, além de liberar hemocomponentes para os hospitais e maternidades, a Unidade Maceió promove, das 9h às 16h, uma coleta externa no Colégio Adventista, localizado na Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro. A ação tem o propósito de assegurar que os voluntários da capital alagoana e cidades vizinhas possam se candidatar à doação de sangue.

Na segunda-feira (7), O Hemoal Maceió retoma o atendimento normal. Na Unidade Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, o funcionamento ocorre das 7h às 18h. Já na Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, as doações de sangue podem ser realizadas das 8h às 11h. E na Unidade Arapiraca, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, o funcionamento ocorre das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Critérios da Doação – De acordo com Portaria do Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação com foto e estar usando máscara. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, munidos dos documentos comprobatórios.

“É importante ressaltar que o candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável, ainda, comparecer bem alimentado e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeito um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, esclarece a médica do Hemoal, Verônica Guedes.

Novo Coronavírus – Com relação aos voluntários que tiveram a Covid-19, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação da doença. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.

Vacinas – No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, devem respeitar um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Com relação à vacina CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias; já no caso da AstraZeneca e da Pfizer, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou segunda dose. E para quem se vacinou contra a Influenza, deve ser respeitado um prazo de 48 horas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo