Hemoal Trapiche suspense coleta nesta segunda (14) para reparos na rede elétrica

Para realizar a manutenção do sistema de refrigeração do Núcleo de Doação de Sangue, que apresentou instabilidade na madrugada desse domingo (13), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), unidade Trapiche, em Maceió, suspendeu a coleta de sangue nesta segunda-feira (14). A medida preventiva integra o Plano de Contingência do órgão e tem o intuito de evitar uma pane elétrica, colocando em risco a integridade dos candidatos à doação, servidores e a qualidade dos hemocomponentes captados.

Entretanto, o Núcleo de Dispensação de Sangue irá funcionar normalmente para atender a demanda de transfusões dos pacientes internos nas maternidades e hospitais alagoanos. Quanto aos pacientes acometidos por doenças hematológicas, a exemplo da hemofilia, o atendimento especializado também está assegurado, por meio do Ambulatório de Hematologia do Hemoal Maceió, que funciona em prédio anexo.

Já o Hemoal Farol, localizado no Hospital Veredas, funciona normalmente nesta segunda-feira (14) até às 11h. Assim como o Hemoal Arapiraca, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, que abre também sem interrupções, até às 17h30.

“Atuamos guiados por um Plano de Contingência, que é acionado cada vez que ocorre alguma intercorrência técnica. De forma preventiva, atuaremos para fazer as correções necessárias, porque não podemos trabalhar de forma improvisada, principalmente no tocante à captação de doadores”, explicou a gerente do Hemoal Maceió, Verônica Guedes.

Ainda de acordo com a gestora, a manutenção é necessária para que o Hemoal continue atendendo a todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque “é necessário atuar de forma preventiva, primando pelo conforto e segurança dos usuários e servidores”, ressaltou, ao informar que as doações de sangue serão retomadas no Hemoal Trapiche nesta terça-feira (15), às 7h.