Hemoal Arapiraca abre para doação de sangue excepcionalmente neste sábado (12)

Além da Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que funciona todos os sábados das 8h às 17h, a Unidade Arapiraca irá funcionar para receber doações de sangue, excepcionalmente, neste sábado (12). Localizado no prédio do Laboratório Municipal de Arapiraca, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, o órgão estará aberto das 8h às 16h.

Por meio desta medida, o Hemoal Arapiraca tem o objetivo de estabilizar o estoque de sangue da unidade, visando atender as maternidades e hospitais da II Macrorregião de Saúde. Além de Arapiraca, a unidade beneficia alagoanos de 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Entre os critérios para se candidatar a doação de sangue, o voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. No caso dos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Há impedimento para doar sangue no caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. “As mulheres ficam impedidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando. Com exceção destes dois casos, toda mulher pode doar sangue normalmente, desde que esteja com boa saúde”, salientou o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.

Novo coronavírus – Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os voluntários que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, podem realizar a doação de sangue normalmente, desde que estejam de máscara para doar sangue.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo