HE do Agreste amplia campanhas de prevenção ao suicídio

Setembro é um mês dedicado a campanhas de prevenção ao suicídio em todo o país. Mas, no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, as ações e palestras ocorrem o ano inteiro.

Por meio da coordenação do Projeto Preparando a Volta Para Casa e do Setor de Psicologia Hospitalar, as atividades estão sendo realizadas na sala de espera do Setor de Emergência, com a orientação aos visitantes e familiares dos pacientes internados.

A estudante do Ensino Médio Adriely Silva, residente na cidade de Girau do Ponciano, elogiou a iniciativa e destacou a importância das campanhas no Setembro Amarelo. “É fundamental ter mais palestras como essa para prevenir e mostrar como as pessoas que sofrem com depressão reagem e dão sinais e avisos para o que estão vivenciando “, declara a jovem.

A coordenadora da campanha no HE do Agreste, psicóloga Mônica Leal, diz que a comunicação é o principal meio para a prevenção do suicídio. “Conversar com as pessoas e saber da realidade de cada uma é muito importante, para que seja detectado algum problema familiar, afetivo ou financeiro, que possa levar um indivíduo a uma situação de atitude extrema”, explica.

A psicóloga lembra que, semanalmente, as equipes de Psicologia e Serviço Social fazem um trabalho de orientação sobre prevenção contra violência doméstica e abordagens aos visitantes e familiares de pacientes acerca da prevenção ao suicídio.




Botão Voltar ao topo