Governo intensifica ações de combate ao trabalho infantil em Alagoas

Encontro intersetorial marcado para junho vai avaliar medidas de enfrentamento adotadas no Estado

Alagoas ainda registra ainda registra incidência de trabalho infantil Marcello Casal Jr / Agência Brasil 

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), tem intensificado as ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

Nesta quinta-feira (12), gestores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nos 31 municípios com maior incidência em Alagoas, segundo o Censo 2010, estiveram reunidos com o secretário do Desenvolvimento Social Antônio Pinaud e com técnicos da Seades para discutir a elaboração dos planos municipais de ações estratégicas do programa.

Segundo a gerente de Proteção Social Básica da Seades, Deirise Salgueiro, os planos de trabalho devem ser encaminhados até o dia 30 de junho ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Ascom/Seades

“Essa reunião serviu para que os gestores fossem orientados quanto ao plano de trabalho a ser desenvolvido para aplicação em 2016 e 2017. Este ano, o planejamento está voltado para o trabalho infantil nas cadeias produtivas”, disse a gerente.

Para discutir o tema, foi convidada para proferir palestra durante a reunião a coordenadora das ações estratégicas do Peti em Maceió, Lidiane Guedes. “A temática das cadeias produtivas é pouco conhecida no meio da Assistência Social, mas, com dedicação, a gente passa a compreender a importância de combater o trabalho infantil nesses elos de produção, onde crianças e adolescentes acabam sendo explorados para que outras pessoas tenham mais lucro”, afirmou a coordenadora.

DIA NACIONAL

Durante o encontro, o secretário do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, ressaltou a atuação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, nas ações de enfrentamento ao trabalho infantil na capital e no interior do Estado.

“Estamos realizando visitas aos municípios que receberam recursos federais para as ações estratégicas do PETI no sentido de orientar a aplicação desses recursos, conferindo uma dinâmica e uma eficiência maior a esse trabalho”, disse o secretário, lembrando a programação da Seades para a passagem do dia 12 de Junho, Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil.

“Em junho, vamos realizar o Encontro Intersetorial de Ações Estratégicas do Peti, com a presença de representantes do MDS e gestores de todo o Estado para avaliar o andamento das ações de enfrentamento, compartilhar experiências, informações e buscar sensibilizar os órgãos públicos para a aplicação de medidas protetivas visando a redução dos índices de trabalho infantil em Alagoas”, explicou Antônio Pinaud.

Petrônio Viana – Agência Alagoas

Sair da versão mobile