Governo Federal entrega 96km em importante rodovia para mineração e agropecuária de Goiás

Importante corredor logístico para os setores de mineração e agropecuária da região Norte de Goiás, a rodovia BR-414 passa a contar agora com 96 quilômetros de novas pistas, entre Niquelândia e Assunção de Goiás. Restaurado em somente cinco meses após investimento de R$ 44,8 milhões, o segmento foi entregue nesta segunda-feira (6) pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.

As obras realizadas no trecho abrangem ainda a eliminação de pontos críticos da rodovia, com a adequação de travessias urbanas de Vila Taveira e de Quebra Linha, além da interseção com a rodovia estadual GO-564. Para a restauração foram executados reparos superficiais e profundos, tanto na pista principal como nos acostamentos, com aplicação de revestimento, camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e microrrevestimento asfáltico a frio. O segmento faz parte de um contrato de restauração e manutenção que contempla 237,9 quilômetros da BR-414.

“Esse é mais um empreendimento que mostra a importância da interiorização da infraestrutura em favor da logística”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Com a obra, parte do caminho até Anápolis, na região central do estado, fica facilitado. Importante centro logístico, a região já possui o Porto Seco Centro-Oeste, as ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica, e as rodovias federais BR-153 e BR-060.

A BR-414 é fundamental para acessar Niquelândia, que possui uma das maiores reservas de níquel do mundo, minério utilizado diretamente na produção de aço. Além da extração de minérios, a região também se destaca pelo ecoturismo e turismo religioso.

ENTREGAS – Em 2020, o Governo Federal já havia realizado a adequação e restauração de 17 quilômetros entre as cidades de Cocalzinho de Goiás e de Corumbá de Goiás, inclusive com a implantação de 7,8 quilômetros de terceiras faixas adicionais nos dois sentidos da rodovia.

Na última semana, o Governo Federal concedeu uma autorização ferroviária ao setor privado para a construção da extensão da Fico entre Água Boa e Lucas do Rio Verde (MT). A Fico foi viabilizada a partir do instrumento de investimento cruzado, em contrapartida da renovação da concessão da Vale pela Estrada de Ferro Vitória-Minas com a União.

Com informações do Ministério da Infraestrutura

 

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