Giro Alagoas – Fernando Marques – Guia Turístico


Giro Alagoas da Rede Repórter traz para você tudo o que é importante no cenário Alagoano. O convidado de hoje é o Fernando Marques que trabalha com turismo há mais de trinta anos, como guia.

“Alagoas estar em primeiro lugar, no Nordeste, como preferência no turismo, seja aéreo ou terrestre”, inicia a conversa Fernando Marques. Alagoas possui 238 km de litoral. Com belas praias de norte a sul do estado.

Com o dólar em alta, tem se observado uma tendência ao turismo doméstico. E Alagoas está entre os destinos mais procurados. Edmilson Teixeira, questiona se o estado está pronto para receber essa demanda de turistas. “Estamos procurando, cada vez mais, melhorar. Nesse feriadão nossos hotéis e pousadas estão com 100% de ocupação, de ponta a ponta”, diz Fernando.

De acordo com o Ministério dos Transportes, Alagoas tem uma das melhores malhas viárias do país e esse fator, com certeza, contribui para o turismo regional. Trazendo não só turistas de outros estados, mas também, turistas de outros municípios dentro de Alagoas, para a capital e principalmente, para as praias mais distantes.

Destaque para a rede hoteleira de Maceió, Marechal Deodoro, Maragogi, além de Penedo e Piranhas, estão se renovando e melhorando o serviço, a fim, de trazer mais pessoas.

Um dos pontos turísticos mais procurados, é o passeio dos Cânions de São Francisco, em Piranhas. Que tem um suporte maior do estado de Sergipe, contudo, Alagoas ainda não despertou para esse apoio e divulgação. “Acredito que falta visão por parte do Governo, junto à prefeitura de investir e fomentar o turismo da região. Sabendo disso, as pessoas optam mais por Canindé de São Francisco, que é a cidade vizinha, por haver maior estrutura”, conta Fernando.

Delmiro Gouveia abriu recentemente um hotel luxuoso, de rede nacional, somando mais hotéis para Alagoas, sendo mais uma opção para o turista.

Infelizmente, Alagoas, possui um déficit em atrações culturais, divulgação e valorização. Muitos municípios possuem histórias próprias que deveriam ser mais exploradas pelos visitantes. Sabendo que o estado é o mais diversificado, podendo oferecer experiências múltiplas, como gastronomia, cultura, praias, ou seja, uma gama de áreas a ser melhor investidas. E, atualmente, a que possui menos incentivo é a cultural.

Somando a isso, alguns municípios possuem trilhas, cachoeiras, trazendo mais uma opção de lazer ao turista.

Fernando Marques faz parte da assessoria do prefeito de Marechal, Claudio Roberto Ayres da Costa, que tem investido em uma das mais belas praias do estado. A praia do Francês. Revitalizando não só a praia, como o município.

Edmilson, indaga sobre a popularização maior da praia do Francês em relação a Barra de São Miguel, que fornece mais pousadas, hotéis e estrutura. “Marechal Deodoro foi a primeira capital do estado, foi o berço do primeiro presidente da República. Então, quem vai à praia do Francês, não passa o dia lá, pode visitar também as casas coloniais, as igrejas. Enquanto que a Barra, é um lazer praieiro, não há nada para se ver fora da área marítima”, relata o guia.

Alagoas possui uma média de 600 guias turísticos. Porém, muitos fazem o curso apenas para uso próprio, não para atuar como guias locais. Ademais, a frota de ônibus, vans para passeio não são suficientes e, nem sempre, são transportes novos.

Confira a entrevista completa:

* Por Maysa Alves – estagiária sob supervisão