Garotinho depõe em fórum por suspeita de compra de votos

O ex-governador do Estado do Rio Anthony Garotinho (PR) chegou ao Fórum Maria Tereza Gusmão, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, por volta das 14h40 desta terça-feira (27) para prestar depoimento. Segundo as investigações da Polícia Federal na Operação Chequinho, ele é suspeito de comandar um esquema de compra de votos nas eleições de 2016 em Campos.

Segundo o juiz responsável pelo caso, Ralph Manhães, a presença do político na audiência desta terça era obrigatória. De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), o esquema trocava votos pela inclusão de famílias no programa social Cheque Cidadão, que oferece um benefício mensal de R$ 200. Na época, Garotinho era secretário de Governo da Prefeitura de Campos.

Garotinho chegou ao fórum acompanhado da esposa Rosinha Garotinho (PR), ex-prefeita de Campos. A segurança ao redor do prédio foi reforçada com viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Correligionários e militantes políticos aguardavam a chegada de Garotinho.

Em nota enviada ao G1, Garotinho afirmou que não existe nehuma prova sobre seu envolvimento no caso e que o processo é “somente perseguição política”.

Prisão em 2016

Em 16 novembro do ano passado, Anthony Garotinho foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. Ele chegou a passar uma noite no presídio em Bangu, mas foi solto no dia seguinte.

No dia 24 de novembro de 2016, o TSE concedeu habeas corpus a Garotinho para substituir a prisão preventiva decretada por medidas cautelares. Na ocasião, os ministros disseram que a prisão preventiva de Garotinho, determinada pelo juiz da 100ª Zona Eleitoral de Campos, não se sustentava legalmente.

Operação Chequinho

A Operação Chequinho investiga um esquema de compra de votos em Campos, que segundo o Ministério Público Eleitoral usava o programa social Cheque Cidadão. Vereadores, servidores públicos e eleitores chegaram a ser presos, mas todos já foram soltos.

Em audiência realizada nesta terça-feira, em Campos, o ex-governador Anthony Garotinho negou veementemente que tenha cometido qualquer irregularidade relacionada à distribuiçao de Cheque Cidadão na cidade.

Essa foi a primeira vez que Garotinho foi ouvido no processo que corre na 100 Zona Eleitoral.

Garotinho lembra que não há prova alguma que respalde a denúncia e atribui as investigações à perseguição política.

 

27/06/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo